Hell é um curta de animação de David OReillyCourtesy of the Artist

Rio – A partir de quarta-feira (20) a cidadedo Rio  recebe um novo evento de arte e tecnologia com os temas A Nova Estética e a Supercriatividade na era da Inteligência Artificial. Chamada de Nova Bienal Rio a primeira edição da exposição conta com 70 obras de brasileiros e estrangeiros, que estarão espalhadas dentro e fora do Museu do Amanhã, na Região Portuária da capital.
Dentre as atrações estão espaços interativos, obras em realidade virtual e aumentada, trabalhos com inteligência artificial, jogos, animações e vídeos. Em seu texto curatorial os profissionais Ricardo Barreto e Paula Perissinotto explicaram que o projeto é uma mistura de arte e tecnologia.
"Quando refletimos sobre o conceito de ‘Arte e Tecnologia’, notamos que mais do que uma junção entre essas duas coisas, ocorre uma fusão entre o novo e a inovação e, dessa maneira, surge uma outra forma de conceito, o qual chamamos de NOVA = novo artístico + fusão + inovação tecnológica", escreveu a dupla.

As obras serão divididas nos espaços internos do museu. Até o dia 29 de outubro, o público vai encontrar atividades no hall de entrada, lounge, corredor e, no espaço expositivo temporário. O local funciona de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada e podem ser adquridos online.

Para os visitantes que queiram participar da Nova Bienal Rio e Tecnologia apenas pela área externa, montada na Praça Mauá, a entrada é gratuita. Seis exposições interativas ficam montadas 24 horas, por 12 dias.
Todas as obras de arte em exposição podem ser consultadas online, no site do evento.