Luís Paulo Aragão Furtado, Vin Diesel, foi encontrado morto na Gardênia Azul, Zona Oeste do RioReprodução

Rio - O corpo do ex-miliciano Luís Paulo Aragão Furtado, mais conhecido como 'Vin Diesel', de 38 anos, foi encontrado próximo ao Canal do Anil, na Gardênia Azul, na manhã deste sábado (16). A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada por moradores para verificar a ocorrência e uma perícia foi realizada no local.
'Vin Diesel' integrava a milícia de Leandro Siqueira de Assis, o 'Gargalhone', de 46 anos, na Gardênia Azul, no entanto, saiu do grupo paramilitar para ajudar o Comando Vermelho (CV) a tomar o domínio da região, em janeiro deste ano. Gargalhone foi morto a tiros em maio deste ano e, recentemente, Luís Paulo tentava retornar para a milícia. 
Contra o ex-miliciano Luís Paulo constavam dois mandados de prisão, ambos por homicídio qualificado. O nome dele também aparece no Portal dos Procurados desde 2021.
O corpo de 'Vin Diesel' foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio e vai passar por exames para identificar a causa da morte. A DHC afirma que o caso se trata de um homicídio e está investigando os fatos. 
Vin Diesel participou de guerra contra Macaquinho
Segundo as investigações da Polícia Civil, Luís Paulo participou da guerra entre milícias na Gardênia Azul em janeiro de 2021. À época, a Gardênia Azul, antes dominada pela milícia de Edmilson Gomes Menezes, o Macaquinho, que dominava também comunidades da Praça Seca e Campinho, foi tomada pela milícia de Gargalhone. A invasão, segundo as investigações, ocorreu a mando do miliciano Wellington da Silva Braga, o Ecko, que rompeu relações com Macaquinho. Ecko morreu em junho do mesmo ano.
Macaquinho está preso desde agosto de 2021, após uma força-tarefa da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod).