Policiamento foi reforçado na Gardênia Azul, segundo a PMReprodução

Rio - Uma suposta invasão do Comando Vermelho (CV) em comunidades da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, que teria sido realizada na noite desta segunda-feira (23), vem gerando medo e tensão para que mora na região. Nas redes sociais, internautas relataram que a facção está dando ordens de controle para os moradores. De acordo com a Polícia Militar, o policiamento foi reforçado.
A Gardênia, assim como a Muzema, em Itanhangá, e Rio das Pedras, também na Zona Oeste, sofreu forte influência de milicianos nos últimos anos. Com essa suposta invasão, o tráfico, comandado por Edgar Alves de Andrade, também conhecido como Doca e Urso, um dos líderes da facção atuante na Penha, na Zona Norte, teria tomado conta de comunidades dentro da Gardênia e expandido pontos de venda de drogas pela região.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram supostas ordens do CV para quem mora no bairro. "Senhores moradores, está proibido o uso de capacetes, ao adentrar na comunidade liguem a luz do salão, o pisca alerta e mantenham os vidros abertos. Att, Comando Vermelho", diz um comunicado.
Durante todo o fim de semana, até esta terça-feira (24), moradores das áreas afetadas pela guerra entre criminosos em Jacarepaguá tem relatado tiroteios intensos e movimentações de criminosos pelas ruas dos bairros.
Segundo a Polícia Militar, o policiamento feito pelo 18º BPM (Jacarepaguá), com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), foi reforçado na Gardênia Azul.
A ação, conforme aponta a PM, tem como objetivo garantir o direito livre de circulação da população neste local, além de coibir movimentações criminosas, roubos de veículos e de carga. Na comunidade da Muzema, a corporação garantiu que o 31ºBPM (Recreio dos Bandeirantes) segue empregando patrulhamento no contexto do Programa Cidade Integrada.
Questionada, a Polícia Civil informou que investiga a suposta invasão dos criminosos na localidade. Há a suspeita dos integrantes do CV terem partido da Cidade de Deus em direção à Gardênia e outras regiões da Zona Oeste.
Morte na Muzema
Os bairros da Gardênia e Rio das Pedras, assim como a comunidade da Muzema, em Itanhangá, na Zona Oeste do Rio, vivem momentos de tensão nos últimos dias devido a intensos confrontos com mortes e feridos.
Na noite desta segunda-feira (23), Luiz Henrique da Silva Gonçalves, de 19 anos, foi morto a tiros na Estrada de Jacarepaguá, na altura da Muzema. Agentes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) foram acionados para o local e encontraram a vítima morta.
Informações iniciais apontam que quatro homens abordo de motos passaram por onde Luiz estava e atiraram contra ele. A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) instaurou um inquérito para investigar o caso e esclarecer a motivação do crime, além de encontrar os suspeitos.
Na noite de domingo (22), policiais militares foram atacados a tiros durante uma operação na Muzema para verificar uma informação que moradores estavam sendo mantido reféns. De acordo com informações da PM, os agentes fizeram buscas pela região de mata, onde estariam as supostas vítimas, e constataram que a denúncia era falsa. No momento da entrada das equipes, criminosos armados atiraram contra os policiais e em seguida fugiram para o interior do matagal. Não houve feridos nessa operação.
Já na madrugada de sexta-feira (20), a adolescente Márcia Vitória Sá Cardozo, de 17 anos, foi baleada  durante um intenso confronto entre traficantes e milicianos na Gardênia Azul. A jovem acabou tendo o baço e o fígado atingidos pelos disparos e já passou por três procedimentos cirúrgicos. Ela está em coma induzido no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Seu estado de saúde é grave e delicado.
Morte de Pokémon, líder da milícia de Rio das Pedras e Muzema

No último sábado (21), o miliciano Rodrigo Dias, de 32, vulgo Pokemon, morreu durante um confronto com policiais do 18º BPM (Jacarepagua) no bairro do Anil, também na Zona Oeste. Ele era considerado um dos líderes da milícia de Rio das Pedras e da Muzema.

Segundo a PM, os militares foram acionados para uma ocorrência no bairro, sobre uma pessoa em atitude suspeita. Os agentes perceberam dois homens em uma motocicleta e, após ordenarem a dupla que parasse, um deles atirou e houve confronto.

Pokemon chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas não resistiu aos ferimentos

Morte de Chucky, líder da milícia da Vila Sapê

Também no último sábado (21), Manuel Goes, de 34 anos, o "Chucky", chefe do grupo paramilitar que controla a Vila Sapê, foi encontrado morto ao lado de um antigo aliado que estava integrando o CV, atuando na Cidade de Deus.

De acordo com informações iniciais, dois traficantes da Cidade de Deus realizaram uma emboscada para o líder da milícia na Estrada dos Bandeirantes, 3098, em Jacarepaguá. Ao perceber a ação, "Chucky" reagiu e matou Jailson Crispin, de 34 anos. Em seguida, ele foi morto pelo comparsa do traficante.