Moradores da comunidade de Vicente de Carvalho e dos arredores sofreram com rajadas e muitas explosões Divulgação

Rio - Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil realizaram uma operação conjunta na Cidade de Deus, na Zona Oeste, na manhã desta quinta-feira (21). De acordo com a plataforma Onde Tem Tiro (OTT), tiros foram registrados na região por volta das 6h. Na ação, três suspeitos foram conduzidos para a 32ªDP (Taquara) e, em seguida, liberados. 
Segundo a PM, a operaçãp teve como objetivo localizar criminosos envolvidos em disputa territorial nas comunidades da Praça Seca, Zona Oeste.


Nas redes sociais, moradores registraram a presença de blindados na comunidade, além de helicópteros sobrevoando a região bem próximo as casas. A Cidade de Deus, assim como outras comunidades da Zona Oeste, vivem uma intensa guerra entre criminosos rivais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, em virtude da operação as unidades escolares na região, por segurança, adiaram o horário de entrada. Foram impactadas sete escolas, afetando 1752 alunos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas, como as visitas domiciliares, foram suspensas.

Já as clínicas da família Lourival Francisco de Oliveira e José Neves acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspenderam o funcionamento na manhã desta quinta-feira (21).
Outras operações

Policiais do 16ºBPM (Olaria) também realizaram, desde as primeiras horas da manhã, uma operação nas comunidades da Cinco Bocas, Pica-Pau e Cidade Alta, na Zona Norte e não houve registro de prisões ou apreensões. Enquanto agentes do 9ºBPM (Rocha Miranda) atuaram nas comunidades do Fubá, Caixa D'água, Saçu e Lemos de Brito, também na Zona Norte. Até o momento, um fuzil foi apreendido e uma pessoa ficou ferida, ainda não há informações sobre o estado de saúde. 
Equipes do 21ªBPM (São João de Meriti) realizaram também uma operação na comunidade de Dique, em Vilar dos Teles, na Baixada. Na ação, dois criminosos foram presos e duas pistolas, um rádio transmissor e grande quantidade de drogas foram apreendidas. A ocorrência encaminhada à 64ª DP (São João de Meriti).