Unidades também farão castrações e controle populacional dos animais de ruaDivulgação
Governo do Rio sanciona lei para a criação de rede pública de hospitais veterinários
Unidades terão atendimento 24h para animais domésticos. Serviço incluirá cirurgias, consultas, exames e internações
Rio - O Governo do Estado sancionou, nesta quarta-feira (20), uma lei que determina a criação de uma rede pública de hospitais veterinários foi sancionada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial, nesta quarta-feira (20). A nova regra prevê que as unidades sejam regionais e realizem atendimento 24 horas por dia para cães, gatos e demais animais domésticos.
De autoria do deputado estadual Tande Vieira (PP), a lei institui a criação do Programa de Incentivo à Saúde Animal que garante assistência médico-veterinária curativa e preventiva, incluindo consultas, urgência e emergência, tratamentos, castrações e cirurgias gerais.
A lista de procedimento inclui intervenções oftalmológicas e ortopédicas, além de internações, exames laboratoriais e de imagem, vermifugação, controle e combate de zoonoses, pulgas e carrapatos.
"A nova lei cria uma política estadual de saúde animal através do financiamento para construção, custeio e funcionamento de hospitais públicos veterinários, como o que já existe em Resende", disse Tande.
Em agosto, a unidade dedicada aos animais domésticos na cidade da Região do Médio Paraíba realizou mais de 83 mil atendimentos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.