O problema do alcoolismo frequentemente é retratado em filmes e novelas. A reportagem de hoje da série “Evite o primeiro gole” vai lembrar algumas novelas, séries e filmes que retrataram o drama de portadores da doença do alcoolismo.
Atualmente, a Rede globo de Televisão está reprisando Mulheres Apaixonadas, cuja trama mostra a professora Santana, personagem interpretada por Vera Holtz, que marcou o ano de 2003, quando a novela de Manoel Carlos foi exibida pela primeira vez. Completamente entregue ao álcool, ela chegava à escola embriagada, faltava muito, bebia escondida e, assim como Mel, de O Clone, ingeriu perfume quando não tinha outra bebida.
Para que as cenas sejam fidedignas à realidade, é comum membros de Alcoólicos Anônimos prestarem consultoria para diretores, autores e atores. "A TV Globo, há décadas, dá muito apoio no combate ao alcoolismo, com a inclusão de personagens alcoólicos nas novelas e séries. Frequentemente, nós (membros de Alcoólicos Anônimos) somos chamados para acompanhar conversas, gravações e ambientar cenários que reproduzam uma reunião de AA. Nosso trabalho consiste em levar livros da irmandade, quadros comuns em salas de AA e outros objetos”, explicou N.C.R., que é membro de AA e faz parte do Escritório de Serviços Locais (ESL) de Alcoólicos Anônimos no Rio de Janeiro.
Segundo N.C.R., foram várias novelas que a doença do alcoolismo foi abordada, sendo a personagem mais emblemática a Heleninha, interpretada pela atriz Renata Sorrah.
“Quem não se lembra da Heleninha? Realmente foi uma personagem muito marcante. Sempre que uma novela exibe um alcoólico bêbado, ou algo sobre a recuperação, nós notamos que aumenta a procura por AA nos telefones, por e-mail e nas reuniões. Somos muito gratos a essas empresas que ajudam a falar sobre a doença do alcoolismo para um grande público, pois, assim, mostrando esse mal, mais pessoas podem buscar ajuda e tratamento”, completou.