Policiais federais prenderam o suspeito dentro de casa, na Zona Portuária do RioDivulgação / PF

Rio - A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta segunda-feira (25), um homem, de 31 anos, acusado de realizar o transporte de armas e drogas entre diversas comunidades do Rio. Segundo a PF, o suspeito integrava uma organização criminosa responsável pelo tráfico no Complexo do Salgueiro e na comunidade Jardim Catarina, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
Esta ação fez parte da Operação Pontual, que tem o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra integrantes do Comando Vermelho (CV) que atuam em São Gonçalo. De acordo com a PF, a facção é responsável pelo tráfico, roubos de cargas, assassinatos e extorsão de moradores e comerciantes da região.
Expedidos pela 2ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, os mandados foram cumpridos na casa do homem, no bairro da Gamboa, na Zona Portuária. A investigação ainda aponta que o acusado era integrante do CV.
O homem, que não teve a identidade revelada, vai responder pelo crime de organização criminosa armada e, se condenado, pode receber uma pena de até oito anos de reclusão.

Além dos policiais federais, agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público (Gaeco) também participaram da operação.

Composta por policiais federais, militares e civis, a Ficco é uma iniciativa coordenada pela PF e tem o objetivo de produzir informações de inteligência sobre os grupos criminosos do estado do Rio.