Campanha acontece no hall de emergência da unidade de saúde localizada na Zona NorteDivulgação
Hospital Salgado Filho promove campanha de doação de sangue
Ação, que acontece nesta terça-feira (26) das 10h às 15h, vai recolher bolsas para serem entregues ao Hemorio
Rio – O Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte, organiza, nesta terça-feira (26), uma campanha de doação de sangue para reforçar o estoque de bolsas do Hemorio. A ação acontecerá entre 10h e 15h no hall da emergência da unidade, na Rua Arquias Cordeiro, 370.
O Hemocentro do Rio de Janeiro abastece mais de 200 hospitais da rede pública do estado, principalmente os setores emergenciais. Em maio, a instituição declarou alerta vermelho devido à falta de bolsas no estoque para atender às unidades de saúde. No mês seguinte, com o movimento Junho Vermelho, o grupo conseguiu atrair quase 9 mil doadores.
A campanha desta terça-feira (26) é organizada pela unidade de saúde, mas segue os padrões de coleta do Hemorio. Os voluntários precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar documento oficial de identificação com foto. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendado não ingerir alimentos gordurosos quatro horas antes da doação.
É válido lembrar que tatuados e pessoas com piercing precisam aguardar seis meses após o procedimento para doar sangue. Quem teve Covid-19 também precisa esperar 10 dias após a recuperação.
Os voluntários ainda têm direito a receber o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada da doação, 30 dias após o ação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.