Baixo número de doações fez o Hemorio entrar em estágio de alertaDivulgação/Governo do Estado

Rio - O Hemorio entrou em estágio de alerta vermelho por conta da queda no número de doações de sangue. Para tentar reverter o quadro, a direção do órgão vai promover uma campanha neste fim de semana, das 7h às 18h, em busca de doadores. Todos os voluntários serão presenteados com rosas e chocolates.

Para doar, é necessário apresentar documento de identidade original com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Menores de idade devem levar autorização dos pais ou responsáveis para que possam doar.

É importante também que o doador não esteja em jejum e que tenha evitado alimentos gordurosos nas três horas anteriores e bebidas alcoólicas no mínimo 12 horas antes. Existem algumas situações que podem impedir a ação, como gripe ou resfriado, febre, extração dentária nos último sete dias, anemia, gravidez e amamentação, vacinas, alguns medicamentos e tatuagens e piercings - que levam a um ano sem poder doar.

Doar sangue é seguro e rápido. Todo o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Antes da coleta, é feita uma triagem com questionário e entrevista para descobrir se o cidadão está apto a fazer a doação. Em caso de dúvidas, o Disque Sangue é 0800-2820708. 
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio. A ação especial vai acontecer no sábado (13) e no domingo (14), das 7h às 18h.