Diego Ralf de Souza Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida, morreram ainda no localDivulgação

Rio – O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) emitiu uma nota de repúdio sobre o homicídio dos médicos Diego Ralf Bomfim, Daniel Proença e Marcos Andrade Corsato, nesta quinta-feira (5). O grupo se solidarizou com os familiares e amigos do trio. No pronunciamento, o IAB caracterizou o crime, como uma operação promovida para aniquilar a vida dos atingidos.

"O IAB vem propugnar às autoridades competentes empenho máximo na apuração de tais fatos violentos, que deverá ocorrer por meio de independentes, rigorosas e profundas investigações, especialmente para a identificação dos verdadeiros autores e mandantes", diz uma trecho do texto.

Ainda segundo o instituto, o modelo de apuração superficial, que tem sido aplicado no Brasil em casos similares, é inadmissível.

"São, portanto, imperativas investigações urgentes e transparentes, que não podem repetir o cenário de impunidade identificado em atos de violência anteriores, a fim de que as responsabilidades sejam alcançadas e restaurada a verdade", completa a nota.

O Instituto dos Advogados Brasileiros ainda relembrou que Diego Ralf Bomfim, umas das vítimas do crime, era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim. O IAB destacou que, se forem encontradas motivações políticas para o assassinato, deverão ser aplicadas as devidas responsabilizações para preservar os princípios constitucionais e democráticos, além a conservar da classe.

Bonfim, Daniel Proença e Marcos Andrade Corsato eram médicos, moravam em São Paulo e estavam no Rio de Janeiro para um congresso internacional de ortopedia. O trio foi assassinado à tiros na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Um quarto profiissional, Daniel Sonnewend Proença, foi socorrido ainda com vida e encaminhado até o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra. O estado de saúde dele era estável na manhã desta quinta-feira (5).

Imagens registradas por câmeras de segurança da região mostram que os suspeitos desceram de um carro branco e disparam diversas vezes contra os homens que estavam sentados no quiosque em frente ao Hotel Windsor.
O crime ocorreu no início da madrugada, por volta de 1h. No vídeo é possível identificar pelo menos três suspeitos. Um chegou a voltar para atirar mais em uma das vítimas que tentava se refugiar atrás do quiosque.