Os 100 integrantes do Jovens Negociadores pelo Clima se formaram no Parque da Catacumba, na Zona SulDivulgação

Rio - A primeira turma do programa Jovens Negociadores pelo Clima se formou, neste sábado (7), em uma cerimônia no Parque da Catacumba, na Lagoa, Zona Sul do Rio. Promovido pela Secretaria de Ambiente e Clima (SMAC) e pelo Observatório Internacional de Juventude (OIJ), o projeto tem como objetivo assegurar a representação da juventude carioca nas negociações climáticas internacionais.
A secretária de Ambiente e Clima, Tainá de Paula, comentou sobre o programa. "É extremamente necessário trazer os jovens para o centro do debate das questões climáticas, construindo coalizões internacionais, fortalecendo as atividades de cooperativas e todos os agentes ambientais envolvidos no processo", disse a secretária.
Os 100 alunos da primeira turma do programa tiveram dois meses de aulas com estratégias de negociação e construção de coalizões internacionais. O grupo chegou a visitar a Cúpula da Amazônia, em agosto, como parte das atividades práticas realizadas.

"É crucial capacitar os jovens com formação e apoio para que liderem e influenciem o debate climático internacional. As ações transformadoras ocorrem nas cidades, onde as pessoas vivem", contou Daniel Calarco, presidente do OIJ.

Serviço
Formatura do Programa Jovens Negociadores Climáticos e Fórum de Governança Climática
Data: 7 de outubro (sábado), das 10h às 12h30
Local: Parque Municipal da Catacumba - Avenida Epitácio Pessoa, 3.000, Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro