Rio - Chuva muito forte atinge bairros das zonas Oeste e Norte do Rio de Janeiro, na noite deste sábado (7), após o município registrar sensação térmica de 55,8°C durante o dia. Guaratiba, na Zona Oeste foi o bairro que mais sofreu com as chuvas, com 17,8 mm entre 19h e 19h15. Estes núcleos de chuva se deslocam para o Maciço da Tijuca, com previsão de chuva moderada a forte rápidas nas próximas leituras, na Grande Tijuca, Centro e posteriormente Zona Sul da cidade.
De acordo com o Centro de Operações Rio, entre 18h30 e 18h45, choveu 4,8mm em Sepetiba, 2,4mm em Santa Cruz e 1,4mm no Mendanha. Entre 18h e 19h, houve registro de vento forte na Ilha do Governador (66,6 km/h), no Vidigal (63,3 km/h) e na Marambaia (54,7 km/h).
Em Todos os Santos, uma árvore caiu sobre a fiação na Rua Ajuratuba após vento forte. A via passou por bloqueios para a realização da retirada da árvore. A Avenida Heitor Beltrão, na Tijuca, também ficou interditada por uma árvore que caiu na via, na altura da Rua Carmela Dutra. A Comlurb e a Light foram acionadas para as ocorrências.
Também houve registro de bolsões d'água na Zona Oeste. Uma faixa da pista lateral da Avenida Ayrton Senna ficou ocupada por conta de um bolsão d'água no sentido Linha Amarela, na altura do Espaço Hall.
A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização às 18h40 deste sábado (7), devido à previsão de chuva forte a muito forte nas próximas horas.
Prefeito fez alerta
Na tarde deste sábado (7), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, alertou a população sobre as chuvas fortes que estavam a caminho do município. "Chuva forte prevista para tarde/noite de hoje. Fique atento! Se informe antes de se deslocar pela cidade!"
Diante de raios, o COR recomenda medidas de segurança elaboradas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros: não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas; evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar; evite ficar próximo a precipícios ou lugares altos sem proteção; evite passar sob cabos elétricos e andaimes; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão.
Sábado de calor
O sábado foi de muito calor para os cariocas. Segundo o Alerta Rio, órgão com sede no Centro de Operações Rio (COR), a sensação térmica chegou a 55,8°C em Guaratiba, na Zona Oeste, ao 12h40. A temperatura máxima registrada foi 40,6°C, em Irajá, a mais alta do mês até o momento. A estação de Guaratiba não foi a única a registrar uma sensação térmica acima de 50°C. No Jardim Botânico, a sensação chegou a 52,8°C às 13h30. Dentre as máximas, a menor registrada foi no Alto da Boa Vista, com 44,9°C às 14h45.
estrada do mendanha
Segundo o Alerta Rio, núcleos já atuam Zona Oeste e Norte da cidade, com registros de chuva moderada a forte e raios. Estes núcleos se deslocam para o Maciço da Tijuca, com previsão de chuva moderada a forte rápidas nas próximas leituras, na Grande Tijuca, Centro e posteriormente Zona Sul da cidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.