O sol apareceu durante a manhã desta terça (17), mas a previsão é de chuva fraca a moderada a qualquer hora do diaPedro Ivo/Agência O DIA

Rio - O município do Rio entrou em estágio de mobilização às 3h30 desta terça-feira (17) devido ao registro de chuva moderada (entre 5,1mm/h e 20mm/h) em mais de duas estações. Segundo o Alerta Rio, as condições do tempo ao longo do dia na cidade serão influenciadas por áreas de instabilidade na atmosfera, geradas pela aproximação de uma frente fria no oceano.
A nebulosidade deve permanecer variada, com previsão de chuva fraca a moderada a qualquer hora, podendo vir em forma de pancadas de chuva nos períodos da tarde e noite, acompanhada de raios. A previsão é de que as temperaturas estejam em declínio, com mínima de 20°C e máxima de 33°C.
Os ventos também estarão moderados, com rajadas fortes pontuais. Ainda no início da manhã desta terça (17) houve registro de vento moderado na estação Forte de Copacabana (49,3 km/h). Durante a madrugada, ventos muito fortes atingiram a estação Marambaia (88,9 km/h).
Ainda segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva que atuavam na cidade do Rio se afastaram em direção à Baía de Guanabara, mas nuvens baixas atuam em toda a cidade podendo ocasionar chuva fraca a moderada isolada.
Os maiores acumulados de chuva na última hora foram registrados na Barra/Riocentro - 34,2mm;
Av. Brasil/Mendanha - 29,6mm; Bangu - 24,6mm; Recreio dos Bandeirantes - 23,4mm; Alto da Boa Vista - 21,6mm; e Barra/Barrinha - 21,4mm.
O Centro de Operações Rio registrou ainda quedas de galhos na Avenida Ipê, altura Estação BRT Vila Militar, sentido Deodoro, e na Serra da Grota Funda – Km 1,5 – sentido Guaratiba, todos na Zona Oeste.
Na Avenida das Américas, altura do Recreio Shopping, sentido Santa Cruz, duas faixas precisaram ser interditadas devido a queda de uma árvore. Equipes da Comlurb atuam no local.
O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.