Vacinação contra gripe e covid na estação do metrô do Cantagalo/CopacabanaPedro Ivo /Agência O Dia

Rio - Nesta terça-feira (17), Dia Nacional da Vacinação, o Zé Gotinha está recebendo as pessoas no ponto de imunização montado na estação no metrô do Cantagalo/Copacabana, na Zona Sul do Rio. A ação, que vai até às 15h, está ofertando vacinas contra a influenza e a bivalente para covid-19.

A ação está recebendo diversos passageiros e transeuntes, entre jovens e idosos, que estão aproveitando a oportunidade para atualizar o esquema vacinal contra as duas doenças. O ato marca uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde com a concessionária MetrôRio. O PV está montado fora da área paga, para que todos tenham acesso.

Além disso, 238 salas de vacinação em unidades de saúde em todas as regiões da cidade e o espaço Vacina, Rio, no Park Shopping Campo Grande, também estão oferecendo vacinação para a população que deseja se imunizar.

Ainda será possível se vacinar, nesta terça, em diversos pontos extras espalhados por toda a cidade. A caminho do trabalho ou da escola, por exemplo, será possível se imunizar das 9h às 15h também nas estações do metrô Carioca/Centro, Botafogo, Colégio e Saens Pena/Tijuca. E no Aeroporto Santos Dumont o ponto de vacinação funcionará das 8h às 18h.

A imunização é a melhor forma de se proteger contra doenças imunopreveníveis, ou seja, capazes de serem evitadas pelas vacinas. Em 2022, o Rio aplicou mais de 11 milhões de doses dos imunizantes disponíveis na rede, entre vacinas de rotina e de campanhas. Somente na vacinação contra a covid-19, que ajudou a conter a pandemia, já foram aplicadas na cidade, desde 2021, quase 21 milhões de doses.
Em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem ampliando o serviço de imunização, com pontos de vacinação extras e unidades funcionando em horários estendidos. As ações fazem parte do Vacina, Rio, uma grande mobilização intersetorial para resgatar as coberturas vacinais dos cariocas de todas as idades.
Na cidade do Rio, a cobertura vacinal contra a influenza ainda está em um nível que preocupa. De acordo com o painel epidemiológico da SMS, a meta esperada é de 90% da população, porém, até o momento, somente 36% se vacinaram. Ao total, foram aplicadas 2.229.344 doses.