Evento social acontece no Morro do ProvidênciaDivulgação

Rio – O Morro da Providência, na Região Central da cidade, recebe um mutirão de serviços públicos no próximo sábado (21). Entre 10h e 17h o projeto Ocupa Direitos Humanos vai oferecer serviços médicos, sociais e culturais para todas as idades.
Os adultos vão contar com atendimentos básicos de saúde oferecidos pela Clínica da Família, emissão de documentos pelo Detran, acolhimento de situações de vulnerabilidade pelo Conselho Regional de Assistência Social (CRAS) e ofertas de vagas de trabalho pelo Serviço Nacional de Empregos (Sine). Já para as crianças, serão oferecidas exibição de filme, aulas de jiu jitsu e batalhas de rima infantil.
"Muitos não têm acesso à informação, e o nosso papel é mostrar que esses serviços estão disponíveis para o povo carioca. Levar essas instituições para a comunidade, é levar dignidade também", explica a presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo, vereadora Monica Cunha.
O projeto, que em 2023 completa 10 anos, é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, em parceria com a Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara do Rio. Na edição do próximo sábado (21), o evento ainda vai contar com a presença de organizações e movimentos sociais, como Movimento Unido dos Camelôs (MUCA), Educação PopularEsperança Garcia, Diamantes da Favela, Roda Cultural da Providência sob o comando de Mc LiLNaN e Favela Cineclube.
"O objetivo é levar garantias básicas às populações das favelas e periferias, historicamente negligenciadas pelas políticas públicas. No mesmo dia, os cidadãos da região acessam serviços que muitas vezes não alcançam no dia a dia, já que o estado não provê direitos assegurados por lei", conta Dani Monteiro, deputada e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDHC).
O Ocupa Direitos Humanos acontece na Quadra da Brinks, Ladeira do Faria, 95, Morro da Providência, Gamboa.