Ônibus com alunos foram escoltados de Guaratiba até Freguesia e BarraReprodução

Rio - Alunos de um colégio da Zona Oeste ficaram presos em um clube em Guaratiba até a noite desta segunda-feira (23) por conta dos ataques a ônibus e falta de segurança que tomou a região após a morte do miliciano Matheus da Silva Rezende, o Faustão, sobrinho de Zinho.

Os professores do colégio decidiram manter os alunos no clube por medida de segurança, já que voltar para a unidade escolar podia representar perigo para as crianças.

Na parte da noite, viaturas da Polícia Civil e Militar realizaram a escolta dos ônibus com todos da escola, até chegarem nas unidades da Freguesia e Barra da Tijuca.

Com a chegada dos ônibus na escola, os pais aplaudiram e festejaram a vinda dos alunos em segurança após momentos de terror em toda a Zona Oeste. Veja o vídeo:

Nesta segunda, criminosos atearam fogo em ônibus, articulados do BRT e em veículos de passeio em retaliação pela morte de Faustão. Até às 18h30, 35 veículos já tinham sido incendiados.

Matheus morreu após confronto com policiais civis na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, no início da tarde de segunda.

Por questão de segurança, a MOBI-Rio suspendeu temporariamente a circulação de todas as linhas do BRT no corredor Transoeste. Além disso, o município do Rio entrou em estágio de atenção às 18h40 e permaneceu até esta terça-feira (24).

Quem é 'Faustão'

Faustão é acusado de envolvimento no assassinato do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e seu cunhado Maurício Raul Attalah, em agosto de 2022, na Estrada Guando Sapé, em Campo Grande. Além dele, outros cinco criminosos, entre eles Zinho, respondem por homicídio e associação criminosa. As investigações apontaram que a execução foi motivada por uma suposta tentativa por parte de Jerominho de retomar o comando da milícia que atua na Zona Oeste.

Matheus e Zinho fazem parte de uma das maiores milícias do estado do Rio de Janeiro. A organização criminosa, conhecida como "Família Braga" ou "Bonde do Z", é chefiada por Zinho.