Ex-alunos da Gama Filho recuperam objetos de valor simbólico em prédio que será demolidoReprodução / Redes Sociais

Rio - Ex-alunos da faculdade de Arquitetura da antiga Universidade Gama Filho, na Piedade, Zona Norte do Rio, recuperaram, neste sábado (28), alguns objetos de "valor sentimental" que haviam sido abandonados no terreno do campus. As ruínas dos prédios que ainda restam no local serão implodidas no dia 5 de novembro. Um dos itens resgatados foi o "mesão", onde os alunos passavam horas conversando. O material foi levado para um galpão, onde profissionais formados na universidade devem se reunir em breve.  
Segundo o ex-aluno e arquiteto Fernando Macedo, de 52 anos, o grupo teve "autorização" de um "vereador" atuante na região para para retirar os objetos. Ele afirmou, ainda, que a decisão era planejada há meses pelo grupo. "[Aquela mesa significa] tudo! Era nosso local de estudo, conversa, jogos, namoro, encontros, lanches, festas de aniversário, zoação entre torcedores de times, venda de materiais e muito mais", explicou Fernando. 
Ainda segundo o arquiteto, do local só foram levados, além da mesa, objetos pequenos, como réguas de desenho, slides e a monografia de um aluno, que será devolvida para o autor. "É uma história de amor por um simples móvel, mas todos nós convivemos cinco anos lá, fazendo de tudo nessa mesa. Estudando, dormindo depois de virar a noite fazendo trabalho, chorando por não passar nas matérias. Então, essa mesa tem de tudo, tem lágrimas, tem sorrisos...", disse.
Fernando revelou, ainda, que a ideia surgiu depois de ver o triste destino da universidade, que após decretar falência, virou ruína. "Na época da pandemia, nós, os ex-estudantes, começamos a nos juntar através da Internet, montamos um grupo. Todos nós ficamos super indignados com o estado da Gama Filho, a faculdade acabar daquele jeito, ficar tudo deteriorado", lamentou.
Seis arquitetos, ao todo, foram ao local para resgatar a mesa, que foi colocada em um caminhão e levada para o galpão, onde será restaurada. "Foi uma vitória para nós recuperar uma parte da história da Gama Filho, é uma mesa bem bacana, que tem uma frase muito boa do fundador falando sobre educação, que é algo que nosso país precisa muito, a frase dele é mais importante do que nunca hoje", completou.
A mesa traz, ainda, uma frase simbólica: "O Brasil que precisamos construir, com oportunidades para todos, depende do êxito dos nossos esforços no campo da educação."
 
Futuro parque
A antiga área da Gama Filho, que já foi uma das mais importantes universidades particulares do Brasil, dará lugar ao Parque Piedade, que está sendo construído pela prefeitura, desde o início de setembro. O local, inspirado nos moldes do Parque Madureira, terá 18 mil metros quadrados.