Mutirão foi realizado no Complexo do LinsDivulgação
Moradores do Complexo do Lins são atendidos em mutirão de serviços
Ao todo, 1.413 pessoas participaram de ação do programa Favela com Dignidade
Rio - A comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, Zona Norte do Rio, recebeu um mutirão com equipes do programa Favela com Dignidade, neste sábado (28). Ao todo, 1.413 pessoas foram atendidas durante a ação, promovida pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária, com a participação de diversos outros órgãos da prefeitura e do estado.
Foram oferecidos serviços como inscrições no Minha Casa, Minha Vida, feitas pela Secretaria Municipal de Habitação. Além disso, houve encaminhamento para acesso gratuito à documentação civil, à carteira de trabalho, a atendimento social e a orientação sobre atualização e inclusão no Cadastro Único.
O público também foi informado sobre serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e sobre o passe interestadual para gratuidade em viagens de ônibus para outros estados a pessoas acima de 60 anos.
A equipe da Saúde vacinou contra covid-19 (dose bivalente) e influenza, realizou exame preventivo ginecológico em mulheres a partir de 25 anos e fez encaminhamento para mamografia de rastreamento para mulheres a partir de 50 anos.
Houve distribuição de preservativos e troca de informações sobre o combate a doenças como dengue, chikungunya e zika, além de atendimento com auriculoterapia e orientações sobre a importância da prática de atividade física.
Foram oferecidos, ainda, serviços do Procon Carioca, agendamento para castração de cães e gatos, orientação sobre vagas em escolas e no PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos), informação sobre matrícula em creche e nos ensinos fundamentais I e II e busca ativa de alunos que não estão frequentando a escola.
A Fundação Leão XIII, em parceria com o Detran, concedeu isenção para segundas vias da carteira de identidade, além de certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento, incluindo habilitação para casamento comunitário.
O Favela com Dignidade, que começou plantado em 2021, já promoveu 22 ações comunitárias em diferentes bairros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.