John Kennedy marcou o gol do título da Libertadores para o FluminenseMarcelo Gonçalves / Fluminense

Rio – A comemoração do título da Taça Libertadores, conquistada pelo Fluminense, vai contar com um esquema especial de trânsito. Montado pela CET-Rio, as mudanças serão nos mesmos moldes dos grandes eventos que ocorrem na cidade. A partir das 5h a rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, além de seus acessos serão fechadas. A previsão de reabertura é para 13h.

O Desfile dos Campeões, que contará com show, baterias das torcidas e a presença dos jogadores com a taça da competição, começará às 9hrs, na Rua Primeiro de Março, esquina da Rua Buenos Aires, e seguirá pela Avenida Presidente Antônio Carlos, até a esquina da Rua Araújo Porto Alegre. A previsão é que o evento ocorra até 12h.

A pasta também vai suspender a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha no dia do desfelie, para que o local possa ser usado como rota alternativa para o deslocamento dos torcedores.

A CET-Rio também vai reforçar o número de agentes para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas e atuar nos bloqueios em conjunto com as equipes da Guarda Municipal. Ao todo 125 profissionais devem trabalhar no evento.

Técnicos da Prefeitura, no Centro de Operações Rio (COR), ainda vão monitorar a região do evento por meio de câmeras e, caso seja necessário, ajustar os semáfaros para melhorar a fluidez do trânsito.


Recomendações
A Prefeitura do Rio recomenda que os torcedores cheguem ao Centro de trem ou de metrô. A estação mais próxima do desfile é a Carioca. Quem optar por ir ao evento de carro, deve utilizar a rota pela Lapa, nas Rua Teixeira de Freitas e Avenida Mem de Sá.

Já para quem precisa transitar pelo município no domingo de manhã, a orientação é buscar rotas alternativas que não passem pelo Centro. Também é recomendada a antecipação dos horários de deslocamento, especialmente para aqueles que têm compromissos com horários marcados, como voos no Aeroporto Santos Dumont ou a prova do Enem.

Assim como nos grandes eventos, apenas vendedores ambulantes credenciados terão acesso ao local da festa. Objetos como bandeiras com mastro de madeira ou bambu, garrafas e utensílios de vidro, artefatos explosivos, cordas, aparelhos de som, material inflamável, botijão de gás, bicicletas e patinetes, cadeiras e bancos, guarda sol e isopor (exceto dos ambulantes credenciados), carrinho de gelo e objetos cortantes ou perfurantes também estão proibidos.

O Fluminense recomenda que os torcedores levem suas bandeiras com haste de plástico, como as usadas pela torcida no dia da final da Libertadores.