Após a ação, todo o resíduo recolhido será direcionado para o local correto, visando a reciclagem.Divulgação

Rio - A Praia de Copacabana recebe, neste sábado (11), um mutirão de limpeza do projeto Praia Circular, que tem implementado iniciativas de conscientização e orientação para a redução de consumo e substituição de itens plásticos na orla do Rio. A concentração para o início da atividade está marcada para 9h, no quiosque Mar de Copa, em frente à Rua Figueiredo Magalhães, entre os postos 3 e 4.
A ação terá participação de representantes do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP) da União Europeia, Orla Rio, Riotur, UFRJ e voluntários. No mês de setembro, uma iniciativa semelhante contou com a participação de 150 ajudantes e retirou das areias mais de 86 quilos de resíduos, a grande maioria plásticos de uso único. Todo o material recolhido será direcionado para o local correto, visando a reciclagem.
"Os mutirões de limpeza desempenham um papel indispensável na nossa comunidade. Cada resíduo recolhido corretamente representa um compromisso com a preservação de nossas praias, além da proteção da vida marinha. Estas iniciativas ajudam no momento atual e também cultivam a consciência ambiental, semeando mudanças duradouras. Basta cada um fazer a sua parte, e assim as próximas gerações encontrarão ambientes cada vez mais limpos e sustentáveis", afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
"O mutirão de limpeza é uma excelente oportunidade de chamar a atenção para a questão do turismo sustentável, de repensar os hábitos de consumo e também de aprender mais sobre o impacto causado pelo uso do plástico", disse Tathiana Colturato, coordenadora do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), da União Europeia.