Bombeiros fazem mais de 900 resgates marítimos nas praias do Rio de Janeiro neste fim de semana Renan Areias / Agência O Dia
Devido ao aumento expressivo do número de salvamentos marítimos e à forte onda de calor que atinge o Rio, o Corpo de Bombeiros antecipou o início da Operação Verão 2023/2024 para este domingo (12). Até março de 2024, quando termina o período mais quente do ano, a corporação vai reforçar as ações táticas de prevenção e salvamento marítimo em todo o estado, tendo em vista o aumento significativo da frequência de banhistas e do tráfego de embarcações em praias, rios, lagoas e lagos.
O planejamento estratégico dos bombeiros inclui a ampliação de cerca de 20% do efetivo de guarda-vidas que patrulham a orla, por meio do pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS), além da aquisição de viaturas e equipamentos.
"As operações marítimas serão reforçadas por 91 motos-aquáticas recém-adquiridas, dois sonares Side Scan para buscas subaquáticas, além de um drone que emite alertas sonoros para os banhistas em situação de risco no mar, em pedras e costões. As ações fazem parte de um investimento de mais de R$ 31 milhões feito recentemente pelo governo do estado no Grupamento Marítimo da corporação", afirmou o secretário de estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro.
Também foram adquiridos com o investimento capacetes de salvamento, barracas de sol, cadeiras de praia, máscaras para ventilação, rádios, seis botes infláveis avançados e 40 quadriciclos. Assim como pranchas de resgate, kits de protetor corporal e labial, chapéus australianos, óculos de proteção solar, nadadeiras, apitos, binóculos e garrafas térmicas, entre outros.
Também estão sendo compradas quatro embarcações de médio porte multimissão, 43 botes infláveis de resgate, garrafas térmicas e geladeiras, que vão reforçar os postos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.