Rio - A Rocinha, na Zona Sul do Rio, teve a energia restabelecida, após um apagão em grande parte da comunidade ter afetado centenas de casas e estabelecimentos comerciais, na noite desta segunda-feira (13). A queda na eletricidade começou a ser relatada pelos moradores por volta das 21h e eles pediram aos vizinhos que desligassem os aparelhos de ar-condicionado, para evitar a sobrecarga dos transformadores.
De acordo com a Light, equipes foram enviadas para a comunidade e o serviço foi restabelecido ainda na noite de ontem, mas ainda há casos isolados de pontos sem energia. A concessionária informou que um equipamento entrou em sobrecarga, por conta de furtos de energia, conhecidos como gatos. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um transformador na estação da empresa em curto-circuito e explodindo em seguida. Confira abaixo.
Ainda segundo a Light, em locais com furto de energia, os transformadores, que são configurados e instalados para atender os clientes da companhia naquela área, ficam sobrecarregados com a demanda irregular de energia provocada pelas ligações clandestinas, causando prejuízos que impactam toda a população. "A concessionária lembra que furtar energia é crime previsto no artigo 155 e pode causar interrupções no fornecimento, devido à sobrecarga na rede elétrica".
A falta de energia aconteceu em meio a uma forte onda de calor que atinge a cidade do Rio nos últimos dias. De acordo com o Sistema Alerta Rio, nesta terça-feira (14), a temperatura pode chegar perto dos 40ºC. O céu ficará parcialmente nublado ao longo do dia e, a partir da noite, a previsão é de pancadas de chuva isoladas com chance de raios. Também deve chover ao longo dos próximos dias e a previsão é de que as temperaturas elevadas permaneçam durante a semana.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.