Zeca Pagodinho foi escolhido pelos próprios moradoresMarcos Porto

Rio - O cantor Zeca Pagodinho participou, na tarde desta terça-feira (14), da inauguração da biblioteca comunitária batizada com o seu nome, na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte. O artista foi escolhido pelos próprios moradores para apadrinhar o espaço, localizado em uma das salas da escola de samba Unidos do Jacarezinho.
O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, esteve na cerimônia de inauguração. "Zeca é um exemplo para sociedade e para as nossas crianças. Que possamos ter muitos outros espaços comunitários pela cidade", disse.
A iniciativa é do projeto Favelivro, criado há 10 anos pelo livreiro Demezio Batista e pela professora Verônica Marcílio, que incentiva a criação de bibliotecas comunitárias no estado do Rio, fomentando a leitura dos moradores. Segundo Verônica, o secretário de Educação estuda viabilizar um diálogo entre o projeto e a prefeitura do Rio para ampliação do Favelivro.
A recém inaugurada Biblioteca Zeca Pagodinho é a 35ª sala do projeto, que visa levar livros gratuitos às favelas, periferias e escolas públicas do Rio de Janeiro. Cada uma delas é batizada com um nome de uma figura relevante na história brasileira, como escritores, artistas e jornalistas. Além de bibliotecas, o Favelivro também é conhecido por promover atividades literárias, como contação de histórias, rodas de leitura, bate-papo e clube do livro.
Zeca Pagodinho, conhecido pela voz inconfundível e carisma contagiante, conquistou um número incontável de fãs ao longo de uma carreira de sucesso. Sua trajetória o levou a se tornar um ícone do samba e um embaixador da cultura carioca ao redor do mundo.
Zeca Pagodinho também foi homenageado com estátua em Xerém
Em setembro, o cantor Zeca Pagodinho recebeu uma outra homenagem, desta vez em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O artista ganhou uma estátua de bronze produzida pelo artista plástico Marcos André Sales em uma praça construída em Xerém, onde o sambista tem casa desde os anos 90.

A ligação de Zeca com o município, onde ele viveu e criou os filhos, virou enredo no desfile de Carnaval deste ano. A Grande Rio ficou na 6ª colocação com o samba "Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar".
O monumento em tamanho real mede 1,80 metro de altura e é avaliado em R$ 61 mil. Xerém, homenageado em diversas músicas do sambista, também é palco do Instituto Zeca Pagodinho, fundado em 1999, que oferece cursos gratuitos de música, gastronomia, cinema e ecoterapia para crianças com deficiência.