Calor no centro do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (16). Renan Areias/Agência O Dia

Rio - Em mais um dia da devastadora onda de calor, a cidade do Rio registrou a maior temperatura do ano nesta quinta-feira (16): 42,6°C  na Estação de Guaratiba, na Zona Oeste. O recorde anterior havia sido registrado no domingo passado (12), com 42,5°C, na Estação de Irajá. A sensação térmica máxima desta quinta alcançou os 53,3°C, às 12h35, no Jardim Botânico. 
Segundo o Alerta Rio, um sistema de alta pressão influenciou as condições de tempo durante a tarde na cidade do Rio de Janeiro. Apesar do calor, o céu ficou parcialmente nublado a claro e sem chuva. Os ventos permaneceram fracos a moderados.
Ainda de acordo com Alerta Rio, nesta noite de quinta-feira (16), o tempo permanecerá estável na cidade do Rio e não há previsão de chuva. Nesta sexta-feira (17), não há previsão de chuva e as temperaturas permanecerão elevadas, com máximas acima dos 40°C. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde.
No entanto, a partir de sábado os cariocas não vão conseguir aproveitar as praias. Há previsão de pancadas de chuva isoladas partir da tarde de sábado e a qualquer momento do domingo. Segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, também terá previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento.