Rio - Após as tempestades deste fim de semana, o Rio de Janeiro segue com previsão de tempo fechado para esta segunda-feira (20). O feriado que marca o Dia da Consciência Negra amanheceu chuvoso e a cidade permanece em estágio 2, o segundo nível de uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto. No entanto, a estabilidade e o calor devem voltar nos próximos dias.
Nesta segunda-feira, as condições do tempo estão sendo influenciadas pela entrada de ventos úmidos do oceano. Assim, o céu poderá variar entre nublado a encoberto ao longo do dia e há previsão de chuva fraca e moderada. Os ventos podem chegar até 51,9 km/h e as temperaturas apresentarão declínio, com mínima de 20°C e máxima de 26°C.
Segundo o Centro de Operações Rio (COR), entre terça (21) e quinta-feira (23) não há chance de chuva e as temperaturas devem voltar a subir. O tempo ficará estável com redução da nebulosidade. Na terça-feira, a mínima será de 18°C e a máxima de 29°C. Durante estes três dias, os ventos poderão bater os 51,9 km/h.
Na quarta-feira (22), os termômetros podem chegar aos 35°C. De acordo com o Alerta Rio, o céu ficará entre nublado e claro. A quinta-feira deverá ser o dia mais quente da semana, com a temperatura podendo chegar nos 37°C.
Já na sexta-feira (24), áreas de instabilidade, associadas à passagem de uma frente fria no mar, influenciarão o tempo na cidade. Assim, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde, acompanhadas de raios. Os ventos devem chegar até 76 km/h e o volume da chuva poderá passar de 6,4mm.
Sobre estes volumes, o COR detalhou quais os níveis considerados fracos, moderados, fortes ou muito fortes. Até 0,5 mm/h: chuva fraca; entre 0,5 e 25 mm/h: chuva moderada; de 25,1 a 50 mm/h: chuva forte; maior de que 50 mm/h: chuva muito forte.
Tempestade causou estragos
Na noite de sábado (18), o temporal provou alagamentos, queda de árvores e desabamentos de estruturas em diversos pontos da cidade. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o telhado do Hospital Estadual Doutor Ricardo Cruz desabou com as fortes rajadas de vento.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que parte do telhado de duas enfermarias desabou, atingindo os botijões de gás que estavam no refeitório. Por medida de segurança, o gás da unidade precisou ser desligado. O incidente ainda quebrou janelas no setor de internação e pacientes precisaram ser transferidos para outros hospitais. Ninguém ficou ferido.
Também na noite de sábado, o palco que receberia o show da cantora Marisa Monte na Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana, caiu após o forte temporal. O show seria em comemoração aos 450 anos da cidade. De acordo com o comunicado divulgado nas redes sociais, não havia pessoas quando a estrutura cedeu.
Durante o temporal, quedas de árvores foram registras nas zonas Norte e Sul. A Rua Andrade Neves, na Tijuca, e a Rua Mercúrio, na Pavuna, chegaram a ficar interditadas. Em Ipanema, uma árvore ocupou parcialmente a Rua Visconde de Pirajá, na altura da Garcia D'Ávila. A Comlurb foi acionada para todas as ocorrências e as vias foram liberadas na madrugada deste domingo (19).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.