Rio - Após um dia de calor extremo com temperatura acima dos 40°C, o Rio e a Baixada Fluminense registraram uma noite de sábado (18) com bastante chuva. O temporal provocou alagamentos e quedas de árvores em diversos pontos. O Rio segue em estágio 2, segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
Durante o temporal, quedas de árvores foram registras nas zonas Norte e Sul. A Rua Andrade Neves, na Tijuca e a Rua Mercúrio, na Pavuna, chegaram a ficar interditadas por conta das quedas. Já em Ipanema, a árvore ocupou parcialmente a Rua Visconde de Pirajá, na altura da Garcia D'Ávila. A Comlurb foi acionada para todas as ocorrências. As vias foram liberadas durante a madrugada deste domingo (19).
No Forte de Copacabana, na Zona Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 56,8 km/h. Segundo o órgão, a velocidade atingida é considerada alta.
Através das redes sociais, cariocas comentaram sobre a forte chuva que atingiu a cidade. "O carioca está pronto pra uma guerra. A gente vai de calor extremo à chuva, ventania, destruição, alagamento e falta de energia em menos de 12 horas", disse um. "Pior que viver o adiamento de um show estando no local, é viver alagamento perto do Nilton Santos", escreveu outro, que citou o adiamento do show da cantora Taylor Swift por conta das altas temperaturas.
O município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, também sofreu com os estragos causados pela chuva. Em imagens que circulam na Internet, grande parte da marquise do Hospital Modular é arrancada pela forte ventania. A unidade, inaugurada em abril de 2021, recebia pacientes com Covid-19.
Após o forte temporal, a rua do Fórum de Nova Iguaçu parecia cenário de guerra. Foram registradas quedas de postes, árvores e outdoors ao longo da via. Nas imagens feitas por um internauta, ele aparece assustado com a situação. "Que isso, olha como ficou Nova Iguaçu, que ciclone foi esse? Caiu até o poste! Isso 'tá' um perigo porque tem muita árvore caída no chão".
Os moradores comentaram sobre a forte chuva através das redes sociais. "Aqui em Nova Iguaçu fez muito calor e agora no fim do dia vai um forte temporal com chuva e trovoada. Caiu até boa parte do muro que divide a minha casa com o terreno do vizinho e até agora a luz não voltou", disse um. "Só porque eu já 'tava' ansioso e nos preparativos pra sair, começa esse temporal e Nova Iguaçu fica sem luz", lamentou outro.
O temporal também atingiu motoristas na Ponte Rio-Niterói, que foram obrigados a reduzir a velocidade. A queda de uma árvore na Av. Jansen de Mello, próximo à saída da Ponte, sentido Icaraí, atrapalhou o fluxo. Motoristas que passavam pela via precisaram retornar e desviar por dentro da Rua Professor Heitor Carrilho, para acessar o Centro de Niterói e seguir para Icaraí.
Além disso, o palco em que a cantora Marisa Monte se apresentaria, na noite deste sábado (18), na Praia de Icaraí, desabou após a forte chuva na cidade. A Prefeitura de Niterói informou que as apresentações já tinham sido suspensas por conta da ventania e raios. Ninguém ficou ferido.
Previsão do tempo
A chegada da frente fria vai impactar no tempo deste domingo (19). As nuvens vão aumentar e há previsão de chuva moderada a forte a qualquer momento do dia, principalmente nos períodos da tarde/noite. Os ventos estarão moderados, podendo haver rajadas fortes. As temperaturas vão diminuir, com máxima de 32°C e mínima de 18°C.
Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva ganham intensidade sobre Baía de Sepetiba e se deslocam para a Zona Oeste. Previsão de pancadas de chuva moderada a forte na região na próxima hora, com raios e rajadas de vento moderado a forte (até 76 km/h).
Na segunda-feira (20), o tempo vai continuar instável com previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento. Segundo o Alerta Rio, as temperaturas vão seguir em queda, com mínima de 17°C. Já na terça-feira (21), o calor começa a retornar com previsão de tempo estável, redução da nebulosidade e sem chuva. As temperaturas vão aumentar com máxima de 31°C.
A cidade do Rio atingiu novos recordes de sensação térmica e temperatura neste sábado (18). Em uma semana de calor extremo, o Alerta Rio informou que a maior sensação térmica registrada foi de 59,7ºC, em Guaratiba na Zona Oeste, às 8h10. Em relação à temperatura, às 11h05, foi marcado 43,8ºC na mesma região. Ainda existe a possibilidade de um novo recorde.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.