28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio acontece em Copacabana, no Rio de JaneiroMarcos Porto

Rio -  A 28ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio acontece, neste domingo (19), em Copacabana, na Zona Sul, e tem a cantora Lexa como principal atração. O desfile, que iniciou por volta das 15h, irá percorrer a Avenida Atlântica até a Rua Rodolfo Dantas.
O evento, organizado pelo Grupo Arco-Íris, conta ainda com oito trios elétricos e terá a apresentação de outros 50 artistas. O lema desta edição é "O Amor, a Cidadania e a Luta LGBTI+ Jamais Vão Recuar".
Momentos antes do evento, Lexa comentou a sensação de participar da parada. "É uma missão de vida pra mim. Como valor de ser humano que acompanha que ver o preconceito dentro da nossa família. Estou aqui hoje representando de corpo e coração", disse.
Nas redes sociais, a Prefeitura do Rio orienta para que as pessoas utilizem o transporte público. O MetrôRio recomenda que os usuários desembarquem nas estações Cantagalo ou General Osório, no acesso D.
Trânsito
As interdições de trânsito foram feitas por etapas. A partir das 10h, na Avenida Atlântica houve interdição na pista das edificações, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel, além de seus acessos, em caso de ocupação da via pelo público. A Área de Lazer da Avenida Atlântica, bem como a interdição da pista junto às edificações, serão mantidas até o término do evento, a desocupação da via pelo público e a limpeza das pistas, com a liberação ao tráfego de veículos prevista até 23h. A inversão de mão da Avenida Atlântica, pista das edificações, funcionará em seu horário habitual, das 7h às 18h.

A operação de trânsito contará com 80 agentes, entre guardas municipais, operadores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios. As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. Painéis de mensagens variáveis informarão sobre a interdição da Avenida Atlântica e as condições de tráfego nas vias do entorno.
Serviços
Equipes da Prefeitura estiveram ainda em uma tenda montada na altura da Rua Miguel Lemos. No local, serviços foram oferecidos para a população, prestando atendimentos, vacinando, dando esclarecimentos e distribuindo material informativo.
A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS) ainda disponível para atendimento à população na tenda da Prefeitura. Entre as atividades, a coordenadoria oferece um ponto para recebimento de denúncias com atendimento jurídico para cidadãos, além de realizar inscrição para todos os programas desenvolvidos pela Coordenadoria. A CDS também faz distribuição de folhetos e outros materiais de informação.

Também no local a Coordenadoria de Diversidade Sexual realiza a distribuição de preservativos, fornece informações gerais sobre o assunto também e sobre o projeto Garupa, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que visa a desconstruir as barreiras de acesso de pessoas LGBTI+ à saúde. O Garupa tem como objetivo a promoção de saúde de pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve presente na parada LGBTI+ neste domingo, das 9h às 15h.