Agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) estão nas comunidades do Complexo da MaréBanco de imagens / Agência O Dia

Rio - Policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) atuaram, na manhã desta terça-feira (21), nas comunidades do Complexo da Maré, na Zona Norte. Moradores relataram que, além de muitos tiros, o blindado esteve na região. Segundo a Polícia Militar, os agentes, com auxílio de cães farejadores, encontraram grande quantidade de entorpecentes na ação.
Militares dos batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), Ação com Cães (BAC), Polícia de Choque (BPChq) e do Grupamento Aeromóvel auxiliaram nas operações que foram realizadas nas comunidades da Vila do João, Vila dos Pinheiros, Timbau, Baixa do Sapateiro e Conjunto Esperança.
No Timbau, a equipe do BAC localizou a grande quantidade de drogas dentro de uma geladeira abandonada. Na mesma comunidade, o Bope encontrou uma extensa plantação de maconha em estufa. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que, em razão desta ação, mais de 14 mil alunos ficaram sem aula. 
Já na Vila dos Pinheiros, policiais do BPChq trocaram tiros com criminosos da região. Após o confronto, segundo a PM, os militares flagraram um homem fechando um bingo clandestino. No local, a equipe apreendeu 17 máquinas caça-níqueis.
De acordo com o perfil Onde Tem Tiroteio Rj (OTT), às 5h01, disparos foram ouvidos na Vila do João, nas proximidades da Rua 2 com a Rua 18. Já às 5h59, houve tiros na Vila dos Pinheiros e nas regiões da Salsa e Merengue. Nas redes sociais, moradores relataram o clima na Maré. "Muitos tiros na Vila do João e no Conjunto Esperança. O caveirão entrou", disse um homem. 
Na Zona Oeste, policiais do 18° BPM (Jacarepaguá) estiveram na Cidade de Deus (CDD). Segundo a PM, não houve informações sobre prisões, apreensões ou confrontos. "Fogos na CDD, porque a polícia acabou de entrar", escreveu um morador nas redes.
Reflexo das operações
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, na Maré, o Centro Municipal de Saúde Vila do João, a Clínica da Família (CF) Adib Jatene, a CF Augusto Boal e a CF Jeremias Moraes da Silva suspenderam o funcionamento, em razão da operação na região. Na Cidade de Deus, a CF Lourival Francisco de Oliveira também interrompeu as atividades.
Segundo a SME, na região da Maré, 42 escolas foram impactadas e 14.511 alunos ficaram sem aula. Já na Cidade de Deus, seis colégios não abriram as portas e 2.264 jovens perderam este dia letivo.