Áreas mais afetadas são Chachopa, Vila Verde e Portão VermelhoReprodução / Redes Sociais

Rio - Após um reforço das equipes de reparo, a Light informou que a energia foi reestabelecida na Rocinha, Zona Sul do Rio, nesta terça-feira (21). A empresa colocou culpa da falta de luz nas ligações clandestinas que são feitas na comunidade. Segundo relatos dos moradores, algumas localidades estavam sem energia há 10 dias.
Por meio de nota, a Light comunicou o reestabelecimento da energia e falou sobre as ligações clandestinas, popularmente chamadas de 'gato':
"A empresa chegou a reforçar as equipes de campo para restabelecer os clientes que ainda estavam sem luz na comunidade, onde o índice de furto de energia é cerca de 84%. As ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica e, somente na última semana, foram 127 ocorrências na comunidade provocadas pelos 'gatos'. Neste contexto, as equipes da concessionária vão ao local, restabelecem a energia de clientes que apresentam queixas e, pouco tempo depois, novas quedas de energia ocorrem devido à sobrecarga na rede", informou a empresa.
A concessionária ainda fez um alerta sobre o aumento previsto na temperatura para os próximos dias: "A Light orienta que os clientes busquem consumir energia de forma consciente, já que os transformadores – configurados e instalados para atender aos 14.485 clientes da concessionária naquela região (onde vivem cerca de 70 mil moradores, segundo dados do IBGE de 2022) – queimam por causa das ligações clandestinas, causando falta de luz, sobrecarga em todo o sistema na região, trazendo prejuízos à toda a população e aumentando os riscos à segurança, com incêndios e acidentes".
O prazo determinado pela Justiça para a empresa realizar os reparos e restabelecer a energia terminou nesta segunda-feira (20), sob risco de multa diária de R$ 50 mil. No entanto, a última movimentação processual foi a decisão do juízo. 
Na tarde desta segunda-feira (20), moradores fecharam a Autoestrada Lagoa-Barra novamente para protestar contra a falta de luz. Na quinta-feira passada (16), os dois sentidos da via foram bloqueados com pedaços de madeira e outros objetos.