Moradores do bairro Fonseca, em Niterói, estão há três dias sem luzDivulgação

Rio - As prefeituras de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, estimam que 31 mil e 29 mil domicílios, respectivamente, ainda estejam sem luz até o fim da tarde desta terça-feira (21). Os moradores enfrentam transtornos desde a forte tempestade que atingiu os municípios no sábado (18). Desde então, diversas manifestações foram feitas nas principais rodovias da região com o objetivo de chamar a atenção da Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica.
A prefeitura de Niterói acionou a Enel na Justiça, na tarde de segunda-feira (20), e cobrou uma logística para que a empresa restabeleça o mais rapidamente possível o fornecimento de energia. Como a empresa não cumpriu o prazo dado pela Justiça para a solução do problema, está em curso a multa de R$ 100 mil por dia. Os representantes da Enel pediram 48 horas para atender os cerca de 31 mil endereços que estão sem energia. O prefeito não aceitou o prazo de 48 horas, cobrou que o serviço seja restabelecido imediatamente e ofereceu apoio logístico da Prefeitura para agilizar o trabalho.
Conforme noticiado anteriormente pelo DIA, o bairro do Fonseca é uma dos lugares que mais sofre com a falta de luz há 72 horas. No fim da manhã desta terça-feira (21), um protesto na Alameda São Boaventura, sentido Rio, na altura da Rua São Januário, fechou completamente todas as pistas, causando um grande engarrafamento. As pistas foram desobstruídas pela Polícia Militar horas depois. 
Em São Gonçalo
Já em São Gonçalo, a Justiça do Rio determinou que a concessionária Enel normalize totalmente o fornecimento de energia elétrica em São Gonçalo até às 14h desta terça-feira (21), sob pena de pagamento de multa diária. O prazo não foi cumprido. Na segunda-feira (20), a prefeitura montou um gabinete de crise, reunindo a Enel e várias secretarias municipais, que estão nas ruas desde a noite de sábado (18), efetuando reparos, desobstruindo vias atingidas por queda de árvores e dando suporte aos técnicos da Enel.
"A Prefeitura de São Gonçalo informa que, até às 16h desta terça-feira (21), 29 mil domicílios permaneciam sem energia elétrica no município; três unidades de saúde permaneciam sem luz e outras quatro estavam com uma fase funcionando; onze escolas municipais ainda estão sem energia", disse a prefeitura de São Gonçalo.
Ainda segundo a prefeitura, a maioria dos serviços depende do corte de energia para a retirada dos galhos e deve ser realizada pela Enel. Em função da grande demanda, a prefeitura também está realizando o serviço, mas é necessário que a concessionária Enel acompanhe as ações.

Na Rua Brigadeiro Armando Trompowiski, na Amendoeira, uma residência teve a frente atingida por galhos, impossibilitando a saída dos moradores. "Os vizinhos tiveram que quebrar parte do muro para que eu pudesse sair de casa com a minha esposa. Se eu tentar tirar o galho que caiu no portão, a árvore despenca. Já acertou parte do meu carro. Por sorte não atingiu a minha casa", disse o aposentado Sebastião Quintino, de 62 anos. As solicitações para podas ou retiradas de árvores tombadas podem ser feitas através do whatsapp, pelo número 21 97157-0059.

De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, a maioria dos semáforos da cidade já está funcionando e as equipes seguem nas ruas para os últimos ajustes.
O que diz a Enel
Segundo a Enel, 98% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de sábado (18), na área de concessão da empresa, tiveram o serviço normalizado. A empresa afirmou ainda que segue com reforço adicional de equipes, trabalhando 24 horas por dia para finalizar o atendimento às ocorrências de todos os clientes afetados. "Em Niterói e São Gonçalo - cidades mais atingidas neste momento - houve um reforço ainda maior de equipes entre segunda-feira (20) e terça-feira (21) para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes", disse a Enel.
Na segunda-feira (20), um eletricista morreu depois ser eletrocutado, em São Gonçalo. A vítima era funcionária de uma empresa prestadora de serviços da Enel e chegou a ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a Enel, o eletricista realizava um atendimento de emergência no bairro da Trindade, quando foi eletrocutado. A concessionária informou que a prestadora parceira está oferecendo apoio aos familiares do colaborador e que está em contato permanente com a empresa, para apurar as circunstâncias do caso. "A Enel Distribuição Rio lamenta profundamente o acidente".