Rio - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) definiu uma reunião com representantes das concessionárias Enel e Light para cobrar explicações sobre a falta de energia no estado. A decisão, do colégio de líderes, foi anunciada pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), nesta terça-feira (21). Ainda nesta quarta (22), bairros de São Gonçalo e Niterói, ambos na Região Metropolitana, permanecem sem luz.
A falta do fornecimento de energia atingiu diversos municípios do Rio após as fortes chuvas do último sábado (18). De acordo com as prefeituras de Niterói e São Gonçalo, até o fim da tarde de terça (21), cerca de 60 mil domicílios ainda estavam sem luz.
A reunião da CPI dos Serviços Delegados, presidida pelo deputado Rodrigo Amorim (PTB), com os representantes das empresas de energia, será realizada na próxima terça-feira (28), às 10h.
"Seremos implacáveis na cobrança de um bom serviço que as concessionárias têm que prestar para a população. É inaceitável o que vem ocorrendo em todo o Estado do Rio de Janeiro", disse o presidente Rodrigo Bacellar.
Para Rodrigo Amorim (PTB), o encontro é necessário especialmente para esclarecer os diversos problemas ocasionados pela falta de energia. "Considerando a gravidade do fornecimento de energia, tanto na capital quanto no interior, com clientes de ambas as concessionárias sem luz, decidimos convocar essa audiência de forma extraordinária para que eles prestem esclarecimentos . Nós recebemos ligações de diversos parlamentares ao longo do último fim de semana", disse.
Outros deputados também se manifestaram contra as empresas. Tande Vieira (PP) formalizou moção de repúdio à Enel e Light, já Filippe Poubel (PL) fez representação contra as concessionárias.
Falta de energia em Niterói e São Gonçalo
Moradores de Niterói e São Gonçalo realizaram uma série de protestos ao longo de toda semana devido à falta de energia. Ate esta terça-feira (21), a Enel havia informado que 97% dos clientes afetados já tiveram o serviço normalizado.
Na segunda-feira (20), a Justiça determinou que a energia fosse restabelecida em Niterói em até 6h, sob multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. O prazo já chegou ao fim e a falta de luz persiste em algumas regiões. Segundo a Prefeitura de Niterói, os representantes da Enel pediram mais 48 horas para atender os cerca de 31 mil endereços que estão sem luz e se comprometeram a apresentar um plano operacional detalhado ainda na terça-feira (21).
O prefeito Axel Grael, no entanto, não aceitou o prazo e cobrou que o serviço fosse restabelecido de imediato e ofereceu apoio logístico da Prefeitura para agilizar o trabalho. Apesar disso, o problema ainda não foi resolvido.
Em São Gonçalo também não foi diferente, a prefeitura ingressou com uma ação civil pública contra a Enel. Ainda no fim da tarde de terça (21) moradores voltaram a realizar protestos no Rocha, na RJ-104 e BR-101.
"Sem energia desde sábado 18/11 em Nova Cidade, São Gonçalo. Já se estragou tudo o que tinha na geladeira e está impossível devido ao calor! Impressionante a falta de respeito com o consumidor", reclama um morador.
O que diz a Enel?
Em nota, a Enel Rio informou que se solidariza com cada um de seus clientes que ficaram sem energia nos últimos dias e pede desculpas pelos transtornos causados após as fortes chuvas e ventos registrados na noite de sábado (18).
A empresa informa que mais de 99% de todos os clientes afetados pela tempestade na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado. A empresa segue atuando nos atendimentos finais de sábado (18) e em ocorrências originadas nos dias seguintes à chuva.
O evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia. Ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando na área de concessão da distribuidora para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes.
"Como as emergências foram espalhadas em diferentes pontos específicos e a destruição da rede afetou diversos pontos ao mesmo tempo, o restabelecimento do serviço ocorreu de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas", finalizou o comunicado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.