Na Semana Nacional do Doador de Sangue, o MetrôRio oferece 300 passagens para doadores de sangue Divulgação
Além disso, um grupo de colaboradores do MetrôRio vai participar, nesta quinta-feira (23), da campanha de doação na sede do Hemorio, em apoio à data. Com a ação, os voluntários também esperam chamar a atenção para a importância da doação e mobilizar os passageiros da concessionária.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe sangue regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores, e o período de fim de ano registra historicamente uma queda nas doações.
"A temporada de feriados em novembro, as confraternizações de Natal e de Réveillon são períodos desafiadores, que podem chegar à redução de 30% nas doações. O nosso intuito é estimular a doação de sangue, tão importante para manter nossos estoques em dia, uma vez que o instituto fornece sangue e componente sanguíneo para mais de 100 hospitais da rede pública", ressalta o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.
Requisitos básicos para doação
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e apresentar um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, jamais, ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Destaca-se que tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses.
Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.