Rio - Moradores e turistas de Paraty, na Costa Verde do estado, ficaram sem luz por algumas horas, na noite desta quinta-feira (23). O reparo emergencial realizado pela Enel também afetou bares, restaurantes, pousadas e ruas do Centro Histórico. O apagão aconteceu durante o segundo dia de realização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que também foi prejudicada com a falta de luz.
Um raio atingiu a linha responsável pela distribuição de energia Mambucaba-Paraty na tarde de quinta-feira, 23. Por meio de nota, a concessionária disse que "para realizar os reparos necessários na Linha, a empresa precisou realizar um desligamento temporário de forma emergencial. Técnicos da distribuidora atuaram em local de difícil acesso e densa vegetação, com fortes chuvas”. A luz foi restabelecida às 22h50.
Nani Lopes, moradora do município, contou ao DIA mais detalhes sobre a falta de abastecimento. “Ontem a luz acabou por volta das 15h. A princípio ficou em meia fase e depois das 20h acabou totalmente na cidade inteira, incluindo zona rural. Vários moradores entraram em contato com a Enel e eles diziam estar sobrecarregados e que tentavam atender a demanda e ficou por isso mesmo”, comentou.
Ela também explicou que quando a cidade recebe grandes eventos é comum faltar luz. “É sempre assim aqui. Estamos tendo um evento grande, a Flip, e sempre que tem algum evento ou feriado a gente fica sem energia porque a cidade lota. No último feriado de 7 de setembro foi a mesma coisa, ficamos horas sem luz. Trabalho numa loja e não consegui vender nada num dia que supostamente venderia bastante”.
Igor Patrick, dono de uma hamburgueria, também falou à reportagem sobre o impacto da falta de luz no seu estabelecimento. "Prejuízo material não tive, mas tenho um comércio que necessita de energia para funcionar, acabou que consegui atender apenas 15% dos meus clientes ontem", enfatizou.
Nas redes sociais, outros moradores também publicaram relatos sobre a queda de energia. "Não pode desperdiçar a organização sensacional com o risco do mau tempo. Flip precisa voltar ao mês de julho. Calorão, aguaceiro, apagão não combinam com o evento", compartilhou uma.
"A cidade está um caos, sem energia há mais de 24 horas. Os restaurantes e comércio sem funcionar, e a cidade lotada", reclamou outra residente.
Em nota, a Prefeitura de Paraty afirmou que "técnicos informaram que a suspensão no fornecimento de energia seria por duas horas, mas o corte se estendeu por quatro horas e o fornecimento só foi restabelecido após as 23h, trazendo enormes prejuízos para o comércio, afetando a programação das casas parceiras da Flip e provocando transtornos para moradores e turistas". O prefeito Luciano Vidal utilizou as redes sociais para demonstrar sua insatisfação com o ocorrido.
A Flip acontecerá normalmente nesta sexta-feira (24). O evento será realizado em Paraty até 26 de novembro.
Mais regiões sem luz
Além deste caso, a energia também faltou em Cosmos, na Zona Oeste do Rio. Uma residente relatou sua insatisfação por meio de uma rede social. “Eu estou sem luz e te falar, que humilhação. Todo verão em Cosmos é assim, simplesmente falta luz todo dia”, compartilhou.
Outra moradora da Tijuca, na Zona Norte, também pediu uma resposta da concessionária sobre a queda. “Alô Light. Toda semana cai energia na Rua Bom Pastor, na Tijuca, de madrugada”.
Procurada, a concessionária Light informou em nota que "não identificamos falha no fornecimento de energia na região e nem solicitação no sistema para o endereço indicado".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.