Cerca de cem quilos de cabos de internet foram furtados na Zona NorteReprodução / @pmerj

Rio - Policiais do 41º (Irajá) prenderam um homem, em flagrante, nesta sexta-feira (24), pelo furto de 100 quilos de cabos de internet, na Pavuna, Zona Norte do Rio. A fiação era da empresa de telecomunicações Oi.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi abordado pelos agentes na Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, altura da Estrada de Botafogo. Ele estava colocando o material furtado na caçamba de um veículo quando foi detido. O homem, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado para a 39ª DP (Pavuna).

Procurada, a Oi informou, por meio de nota sobre os números de furtos que ocorreram neste ano. "O furto e o roubo de cabos deixam, todos os anos, milhões de consumidores sem serviços de telecomunicações. No primeiro semestre de 2023, foram 2,89 milhões de metros de cabos de telecomunicações furtados em todo o Brasil, um aumento de mais de 21,4% na comparação com o segundo semestre de 2022", disse.
A empresa disse ainda que defende uma ação coordenada de segurança pública envolvendo o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, tanto o federal quanto os estaduais e municipais, e a aprovação de projetos de lei (PL 5846/16 e PL 4997/19) que tipifiquem aumentem as penas desses crimes e ajudem a combater essas ações criminosas.
"O setor também defende a punição de empresas que compram equipamentos furtados ou roubados, além da mudança da regra que penaliza as operadoras quando o serviço é interrompido em decorrência do crime", finalizou.
Cabos de telecomunicações:
1º semestre de 2022: 161.751 metros de cabos de telecom
2º semestre de 2022: 118.726 metros de cabos de telecom
1º semestre de 2023: 71.484 metros de cabos de telecom