Baleia ficou presa entre as pedras da Praia Grande Marcelo Gah / Funtec Ambiental

Rio - Uma baleia foi resgatada na Praia Grande, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos, na segunda-feira (26). O animal, da espécie Bryde, ficou preso em uma área cercada por pedras, conhecida como Ponta da Cabeça, e foi retirado por um grupo formado por pescadores, turistas e bombeiros do posto guarda-vidas local.

Vídeo gravado pelo especialista em drones Marcelo Gah, do projeto Mar de Baleias, da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer de Arraial do Cabo, mostra que houve a necessidade de usar uma corda e um barco para que a baleia fosse puxada para fora de um beco, cercado de pedras. Ela estava se debatendo e havia se machucado ao tentar sair.
Veja o vídeo:
De acordo com a Prefeitura de Arraial do Cabo, o grupo utilizou técnicas de pesca, para conseguir afastar a baleia das áreas rochosas, permitindo sua orientação para mar aberto.

"Embora tenha sofrido ferimentos significativos, permanece a esperança na recuperação deste resistente animal", escreveu o município nas redes sociais.

Ainda segundo o órgão, durante o verão as baleias buscam a costa de Arraial para alimentação e reprodução, principalmente na temporada de lulas.

A prefeitura aproveitou o caso para alertar que esse tipo de resgate é perigoso. "Pedimos às cidades vizinhas e banhistas que fiquem atentos aos animais feridos, reportando imediatamente às autoridades competentes. O incidente teve um desfecho positivo, mas alertamos para as possíveis consequências".

Ao avistar animais encalhados a recomendação é evitar a aproximação, que pode ser arriscada tanto para o animal quanto para o banhista.