Dá para substituir a banana por outra fruta?
A banana é rica em vitaminas do complexo B, fibras, magnésio, potássio e triptofano. Sua composição oferece vários benefícios para quem a consome, como prevenção da hipertensão e redução do risco de doenças cardíacas, além de ser ótimo para quem pratica atividades físicas, favorecendo a contração muscular e reduzindo o risco de câimbras.
Por ser rica em triptofano, um aminoácido essencial na produção de serotonina, a banana também tem um papel importante nas funções cerebrais, melhorando o humor, a sensação de bem-estar e a qualidade do sono.
Segundo o nutricionista Renato Sippli, não é possível substituir a banana por apenas uma outra fruta, mas pode-se combinar três para conseguir os mesmos benefícios. A primeira é a laranja, para ajudar no sistema circulatório e na prevenção de hipertensão. Ela também é muito benéfica para a função intestinal, já que seu bagaço é rico em fibras, auxiliando na melhora do perfil da microbiota intestinal.
A segunda fruta é a melancia. Ela é ótima para o sistema circulatório, pois promove dilatação nos vasos e reduz a pressão arterial.
Pensando em funções cerebrais, incluindo a melhora no sono e no bom humor, o abacate e a melancia podem ser ótimas opções. As duas frutas são ricas em triptofano, desempenhando o mesmo papel da banana nestas funções. Além disso, o abacate também é rico em diversas vitaminas do complexo B e magnésio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.