Terminal Magarça foi inaugurado neste domingo (31)Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Rio – A estação Magarça, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, foi transformada em um terminal após a inauguração de um novo módulo neste domingo (31). O local passará a receber, além dos BRTs, ônibus e vans vindos da Estrada do Magarça. Também foi implementado no lugar um estacionamento com vagas para 250 bicicletas.
Este é um dos quatro terminais que estão sendo construídos na cidade, a partir da ampliação de antigas estações do corredor Transoeste. Curral Falso, Mato Alto e Pingo D’Água estão em obra atualmente.
A secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio, comemorou a ampliação das atividades na estação: "O terminal é uma duplicação da estação, agora temos um módulo de serviço expresso, com mais conforto para o usuário. Temos ainda um bicicletário aqui, muito importante porque muita gente vem para cá de bicicleta", afirmou.
Linhas do BRT no Terminal Magarça

- Linha 10 - Santa Cruz x Alvorada (Expresso)

Funcionamento: Todos os dias, 04h às 22h50 sentido Alvorada e 04h40 às 00h sentido Santa Cruz.

- Linha 12 - Pingo d'água x Alvorada (Expresso)

Funcionamento: Todos os dias, 04h às 22h20 sentido Alvorada e 04h20 às 23h20 sentido Pingo d'água.

- Linha 16 - Magarça x Alvorada (Expresso)

Funcionamento: Segunda a Sexta. 05h às 08h.

- Linha 19 - Salvador Allende x Pingo D'água (Expresso)

Funcionamento: Segunda a Sexta, 16h às 21h10 sentido Salvador Allende e 16h às 21h sentido Pingo d'água.

- Linha 20 - Santa Cruz x Salvador Allende (Expresso)

Funcionamento: Segunda a Sábado, 16h às 22h sentido Salvador Allende e 15h às 23h sentido Santa Cruz.
Outros terminais estão em construção no corredor Transoeste
Parte da antiga estação do Mato Alto foi desmontada para a construção da nova instalação, que será integrada por dois terminais de ônibus e vans. O projeto ainda prevê retornos para veículos comuns e um bicicletário com 250 vagas.
Durante as obras para a implantação do Terminal Curral Falso, uma estação provisória ficará em funcionamento. Serão construídos um terminal para a integração entre ônibus e vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo e uma passarela de acesso ao novo terminal, além de uma parada para 4 mil bicicletas.
O novo Terminal Pingo D’Água substituirá a estação de mesmo nome. Ele terá integração entre ônibus alimentadores e vans, oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI, e um bicicletário com capacidade para 600 bicicletas.