Rio - Agentes da Polícia Federal (PF) prenderam, na manhã desta terça-feira (28), um homem de 47 anos que armazenava 5 mil arquivos com cenas de abuso sexual infantil, em Queimados, na Baixada Fluminense. Segundo a PF, o acusado foi preso em flagrante com mais de 3 mil fotos e 1.500 vídeos.
Intitulada de Maio Laranja, a operação visa combater a prática dos crimes de armazenamento e compartilhamento deste tipo de conteúdo. Na manhã desta terça-feira, por exemplo, haviam dois mandados de busca e apreensão a serem cumpridos em residências localizadas em Queimados e Belford Roxo, também na Baixada. No entanto, o segundo suspeito, de Belford Roxo, não foi encontrado.
fotogaleria
De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas em abril, quando policiais da Delegacia de Nova Iguaçu identificaram usuários de internet que estavam armazenando e disseminando fotos e vídeos de abuso sexual infanto-juvenil.
Em nota, a Polícia Federal afirmou que o "mero ato de armazenar este tipo de material já configura crime hediondo e não permite o arbitramento de fiança". Ainda segundo a PF, a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade.
O nome da operação, Maio Laranja, remete ao mês marcado pela conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.