Projeto promove oficinas de slam em escola Divulgação

Rio - Alunos da Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, em Sepetiba, na Zona Oeste, estão tendo a oportunidade de trabalhar poesia de uma maneira diferente. A iniciativa faz parte do projeto "Poéticas na Escola - Slam", que tem como objetivo promover a literatura através de oficinas que misturam poesia oral, performances e competição.


Durante os encontros, que vão até o fim de junho, os alunos também têm contato com poetas da Região Metropolitana do Rio, para troca de experiências. As oficinas são oferecidas para os alunos do 8º e 9ª anos no contraturno escolar, das 14h às 16h30.

Idealizador do projeto, o ator, poeta e produtor Fellipe Calarco, da Alkebulan Arte e Cultura, conta que a ideia surgiu a partir das dificuldades que enfrentou na infância e na adolescência.

"Fui criado em Santa Cruz, e quando eu era pequeno, vi o meu sonho de ser ator impossibilitado pela falta e distância de aparelhos culturais próximos de onde eu morava. Na primeira oportunidade que tive, migrei para outro município onde pude realizar meu sonho e me tornei técnico em artes dramáticas. Anos depois, tive uma nova oportunidade: ganhei uma bolsa integral para cursar bacharelado em Artes Cênicas em uma universidade de renome. Hoje, formado, busco produzir projetos para que jovens possam ter a oportunidade de acessar produções artísticas sem precisarem realizar grandes deslocamentos", diz Fellipe.

Ao fim do período de oficinas, um grande um evento, no dia 3 de julho, vai mobilizar a comunidade escolar com roda de conversa e batalha de poesia.

Programação do evento final (3/07):

9h às 10h - Roda de Conversa
Tema: Relevância da arte e literatura na transformação social.
Integrantes: Mc Martina e Aza Njeri
Mediação: Sol Miranda

10h às 11h30 - Batalha de Poesia
Os alunos apresentarão suas poesias desenvolvidas durante as oficinas; e na batalha haverá premiação para os três melhores colocados escolhidos pelo júri.