Alberto da Costa e Silva era um dos maiores especialistas em África no BrasilDivulgação / ABL

Rio – A Academia Brasileira de Letras recebeu a doação do acervo pessoal do historiador Alberto da Costa e Silva, que morreu em novembro de 2023, aos 92 anos. O material, cedido pela família do acadêmico, reúne livros, documentos e objetos museólogicos.
Entre os itens da coleção, destacam-se imagens de uma viagem feita a África em 1972 e uma carta do escritor Guimarães Rosa (1908-1967). Ainda de acordo com o site oficial da ABL, o acervo passará por tratamento técnico, antes de ser disponibilizado para consultas.
Alberto da Costa e Silva, que entrou para a ABL em 2000, foi diplomata, escritor, historiador e um dos maiores africanistas do Brasil. Atuou como embaixador em cidades como Lisboa, Madri e Roma. Pelo seu trabalho, recebeu o Prêmio Camões (2014), o mais importante da língua portuguesa.
Publicou obras como "A Enxada e a Lança: a África antes dos Portugueses", "As Relações entre o Brasil e a África Negra, de 1822 à 1ª Guerra Mundial", entre outras.
A visitação ao arquivo da ABL ocorre de segunda a quinta, das 10h às 17h. O agendamento deve ser feito através do e-mail arquivo@academia.org.br ou do telefone 3974-2547.