Cariocas e turistas aproveitam mais um dia de inverno com cara de verão na Praia do Arpoador, em IpanemaReginaldo Pimenta/ Agência O Dia

Rio - O calor, sol forte e ar seco marcam o clima na cidade do Rio, nesta quarta-feira (7). Segundo o Sistema Alerta Rio, portal da prefeitura, a máxima prevista é de 35°C e a mínima de 13°C, sem expectativa de chuva. Expectativa é que frente fria mude o clima no próximo fim de semana com redução da temperatura para 21°C no sábado (10).
O tempo desta quarta com cara de verão no meio do inverno, assim como aconteceu nos últimos dias, é resultado da circulação de um sistema de alta pressão. Diante da condição, o céu permaneceu claro, sem nuvens, com ventos fracos a moderados e baixa umidade ao longo da manhã e início da tarde.
Na Praia do Arpoador, em Ipanema, cariocas e turistas aproveitaram o tempo quente para se refrescar no mar. 
E a recomendação dos órgão públicos é para que a população redobre os cuidados com a hidratação; evite exercícios físicos ao ar livre entre às 10h e 16h; use soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento; use o protetor solar; não queime lixo e mato; e, por fim, mantenha os ambientes sempre arejados. 
A expectativa é que o tempo seco siga, nesta quinta-feira (8), com sol, sem nuvens e chuva. A previsão indica temperatura máxima de 37°C e mínima de 16°C. Os ventos estarão fraco ou moderados e segue sem previsão de chuva.
Na sexta-feira, contudo, é esperada a chegada de uma frente fria. O fenômeno deve deixar o tempo instável, com céu nublado ou parcialmente nublado e queda nas temperaturas. A máxima cairá para 28°C, enquanto a mínima permanece em 16°C. A chuva fraca e isolada poderá cair entre o fim da tarde e início da manhã de seguinte. 
A queda de temperatura segue no sábado (10) com máxima prevista de 21°C e chuva ao longo do dia. A precipitação deve variar entre fraca, moderada isolada. O céu fica entre nublado e parcialmente nublado. O domingo (11), contudo, não deve ter chuva. 
Clima seco
De acordo com o Centro de Operações Rio, o tempo seco, com umidade relativa do ar entre 21% e 30% eleva o risco de desidratação. Diante disso, é necessário redobrar os cuidados com a exposição ao sol nos horários entre às 10h e 16h, além de beber bastante água.