Chuva forte atinge cidade do RioArmando Paiva/Agência O Dia

Rio - A forte chuva que caiu no Rio na manhã desta quinta-feira (9) causou diversos transtornos na cidade do Rio e em municípios da Região Metropolitana. Houve registros de alagamentos e bolsões d'água em diferentes vias. O VLT teve parte do serviço interrompido. 

No Rio, segundo o Centro de Operações Rio, houve registros de bolsões d'água na Rua Ituverava, no Anil; na Avenida Brasil, na altura do Viaduto Ataulfo Alves; na Rua Barão de São Francisco, no Andaraí; na Rua Francisco Palheta, no bairro Vasco da Gama; na Rua Prefeito Olímpio de Melo, em Benfica; no Boulevard 28 de Setembro, na altura da Rua Felipe Camarão, em Vila Isabel; e na Rua Mariz e Barros, na Tijuca.
Na Freguesia, em Jacarepaguá, uma árvore caiu e interditou a Rua Araguaia, na altura da Avenida Geremário Dantas. Equipes da Prefeitura foram acionadas para o local para liberar a via. Também em Jacarepaguá, na Gardênia Azul, parte da cobertura de um supermercado desmoronou por causa da chuva. O estabelecimento foi reaberto ao público no fim da tarde.

De acordo com o Alerta Rio, núcleos de chuva atuaram em todas as regiões, principalmente no entorno do Maciço da Tijuca. Durante a tarde, o Centro de Operações Rio registrou apenas chuva fraca em diversos pontos da cidade, sem problemas.

No Centro da cidade, um VLT da linha Gentileza X Praça XV parou devido a um alagamento na Rua da Constituição. Segundo passageiros, o condutor informou que a energia do transporte não liga quando os trilhos estão alagados.

As Linhas 2 e 4 tiveram a circulação temporariamente interrompidas por conta dos alagamentos nos trechos entre Vila Olímpica e Central, e entre Saara e Tiradentes.

Por causa da forte chuva, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco de deslizamento de terra, já que o solo pode estar encharcado.

Em Niterói, na Região Metropolitana, houve transtornos e registros de alagamentos em bairros como Ingá, Icaraí, Barreto, Santa Rosa e Centro. Nas redes sociais, moradores reclamaram da pouca capacidade do município de escoar a água. 
A orientação da Defesa Civil é para que a população evite transitar próximo a rios e áreas sujeitas a alagamentos; não se proteja sob árvores ou estruturas frágeis; e fique atenta à evolução das condições meteorológicas.
Em São Gonçalo, a chuva caiu forte em bairros como Vila Lage, Colubandê, Barro Vermelho e Sacramento. Os alagamentos também geraram descontentamento no município.
Em São Gonçalo, perto do Guanabara, no Colubandê. Muita chuva também no Sacramento, ruas parecendo rio. Imagens de Henrique Rodrigues. #sbtrio pic.twitter.com/7dlFHDFbw5