Armas, facas e munições foram apreendidas durante operação da DesarmeDivulgação

Rio - A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (14), Marcus Paulo Lopes de Lima, durante uma operação contra o tráfico de armas no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Agentes encontraram quatro fuzis, nove pistolas, seis revólveres e duas espingardas, além de um vasto arsenal de munições na casa do homem.
A posse das armas e o volume anormal de aquisições, se tratando de um Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), chamou atenção dos investigadores. Segundo a corporação, o investigado desembolsou, nos últimos dois anos, mais de R$ 288 mil na compra de munições, um valor considerado incompatível para a prática esportiva regular.
A investigação identificou que, entre 2021 e 2024, foram adquiridas 46.834 munições, muitas de calibres restritos. Em 2019, um kit de recarga de munição e explosivos de fabricação caseira foi encontrado na residência de seus familiares, reforçando os indícios de atividades ilegais.
Durante a apuração do caso, o Exército determinou o cancelamento do Certificado de Registro (CR) de Marcus e a perda definitiva de suas armas.
O homem já havia sido preso em 2019, durante uma investigação sobre um triplo homicídio ocorrido em dezembro de 2018, em Petrópolis, na Região Serrana. Na ocasião, surgiram indícios de que ele fornecia armamento para um grupo de extermínio da região, além de atuar como armeiro para criminosos.
Para a Polícia Civil, sua prisão, realizada nesta sexta pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), "representa um golpe estratégico contra a criminalidade organizada, impedindo a disseminação de armas de guerra nas mãos erradas."