Atualizar o currículo é uma forma de aumentar chances de empregoRoberto Moreyra/SMTE

Para muitos o ano só começa após o Carnaval e em alguns casos os festejos são sinônimos de excessos que podem custar até a própria profissão. O retorno ao mercado de trabalho pode ser cruel e, para isso, a administradora especialista em recrutamento e seleção, Bárbara Occhiuzzi, deu dicas de como atualizar o currículo após um revés no emprego.
“Se você foi demitido por justa causa, foque em reestruturar seu currículo e sua abordagem. Não mencione o motivo da saída, apenas liste as experiências com foco nas conquistas e habilidades adquiridas. Uma outra dica, seria colocar contatos de referências profissionais que podem falar positivamente sobre o seu trabalho ou até mesmo, enviar uma carta de recomendação. Além disso, para preencher possíveis lacunas, inclua cursos e trabalhos voluntários realizados nesse período”, explicou Bárbara.
Quem já estava desempregado antes do Carnaval também tem maneiras de conseguir aumentar as chances de sucesso no mercado de trabalho após o período de festejos. Estar sempre atualizando o currículo é uma das principais saídas durante a busca. Bárbara orienta para que suas principais experiências e competências sejam evidenciadas.
“O primeiro passo é focar no que você fez durante o período desempregado. Se você realizou cursos, intercâmbios, trabalhos voluntários ou freelancers, esses elementos devem ser incluídos no currículo para demonstrar sua proatividade e aprendizado contínuo. Por exemplo, se está há um ano sem um emprego formal, mas fez dois ou mais cursos relevantes para sua área, o ideal é posicionar a seção de cursos acima das experiências profissionais”, destacou a especialista em recrutamento e seleção.
Além de focar na elaboração do currículo, outra etapa de suma importância na busca por um emprego é a entrevista com os recrutadores. A principal dica da consultora é estudar e conhecer mais sobre a vaga e a empresa que está contratando.
“Pesquise sobre a empresa e sua equipe de recrutamento. Entenda a cultura, os valores, os produtos/serviços e o momento atual da empresa. Se possível, busque informações sobre o recrutador para se familiarizar com seu perfil profissional. Também revise sua experiência, desafios e conquistas para responder com segurança sobre sua jornada profissional. Leia atentamente as responsabilidades e requisitos do cargo e relacione-os com suas e mostre interesse fazendo perguntas sobre a empresa e o cargo oferecido”, pontuou.