Condição dos animais reforça hipótese de que seriam comercializados ilegalmenteReprodução / TV Globo

Rio - Um homem foi preso em flagrante e um adolescente apreendido por capturarem ilegalmente dois macacos e duas cobras na Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico, Zona Sul, neste domingo (9).
Segundo a polícia, eles foram flagrados por agentes da Operação Segurança Presente na Rua Pacheco Leão, por volta das 17h, após demonstrarem "atitudes suspeitas".

Evandrick Fidelis Tito da Silva foi autuado por caça ilegal de animais silvestres, maus-tratos e corrupção de menores, já que estava acompanhado do irmão, um adolescente.

Segundo um tratador de animais do Instituto Vida Livre, os animais estavam em condições alarmantes. Os macacos-prego apresentavam sinais de sedação e dificuldade de locomoção. Uma das cobras, identificada como Cobra Cipó, estava enrolada em uma camisa dentro da mochila, enquanto a outra não pôde ser identificada.

Ainda de acordo com o especialista, as más condições dos animais e os sinais claros de sedação reforçam a hipótese de que seriam comercializados ilegalmente. Além disso, a forma como os animais foram acondicionados, em espaços fechados e sem ventilação, poderia ter levado ao sufocamento e morte.

Ele ressaltou que a captura de macacos-prego é extremamente difícil devido ao comportamento agressivo da espécie, e traficantes costumam dopá-los misturando sedativos em frutas e biscoitos para facilitar o transporte e a venda.

Ao perceberem a abordagem, a dupla fugiu para uma área de mata próxima à Ladeira das Margaridas, onde foi localizada em um ponto conhecido como Caxinguelê

Os criminosos foram levados à 14ª DP (Leblon). Já os bichos, foram encaminhados ao Instituto Vida Livre, onde passarão por exames antes de serem reabilitados e devolvidos à natureza.