Fabiano de Souza Gonçalves foi preso após descumprir uma medida protetiva vigenteDivulgação

Rio – Fabiano de Souza Gonçalves, de 44 anos, foi preso, nesta terça-feira (11), por tentativa de feminicídio em Volta Redonda, no Sul Fluminense. Ele tentou atacar a ex-mulher com uma faca e feito diversas ameaças.
Segundo a Secretaria Estadual de Governo (Segov), policiais militares da Operação Segurança patrulhavam o bairro Vila Santa Cecília quando avistaram a mulher, aparentando nervosismo e correndo pela rua. Ela relatou o caso para os agentes, que fizeram buscas e localizaram o indivíduo.
Na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Volta Redonda, a vítima afirmou que já havia feito denúncia: "Se não tivesse denunciado, eu não estaria aqui, porque ele estava desde a semana passada tentando tirar minha vida".
Ainda de acordo com a Segov, Fabiano está em situação de rua e descumpriu uma medida protetiva vigente. Contra ela já havia oito anotações criminais por violência doméstica, ameaça, furto, lesão corporal, associação ao tráfico, desacato e perturbação do sossego. Ele permaneceu detido na delegacia.
Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta que 107 mulheres morreram por feminicídio no estado do Rio em 2024. Houve ainda 382 vítimas de tentativa de feminicídio no mesmo período.