Agentes de todo o estado participam da megaoperação desta quinta-feira (13)Reprodução

Rio - A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (13), uma megaoperação em todo o estado para prender foragidos da Justiça por crimes de roubo - realizado em todas as suas modalidades - latrocínio (roubo seguido de morte) e receptação. Segundo a corporação, os trabalhos foram encerrados com 603 pessoas presas, mas tal número pode aumentar por atraso de inserção de dados no sistema.
Entre os detidos está Luiz Carlos de Lomba, o "Chocolate", de 61 anos, apontado como um dos três pilares do Terceiro Comando Puro (TCP) no Complexo da Maré, na Zona Norte. Ele foi encontrado em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, em uma consulta de avaliação de um procedimento estético.
Segundo as investigações, boa parte dos crimes são estimulados por narcotraficantes que realizam a venda de drogas em comunidades, assim como exploram territórios de diferentes formas.
A corporação informou que, para aumentar o lucro, as organizações criminosas também emprestam armas e auxiliam em todo processo logístico para a execução de outros delitos, como roubo de cargas, de veículos, a pedestres, a residências, a instituições financeiras e a estabelecimentos comerciais. Os recursos adquiridos alimentam as disputas territoriais, bem como financiam a "caixinha" das quadrilhas.
Dados de investigação mostram que uma das facções alvo da Operação Espoliador é responsável por cerca de 80% de roubos de veículos e 90% dos roubos de cargas na capital e na Região Metropolitana.
Os mandados de prisão expedidos pela Justiça são decorrentes de inquéritos policiais e têm como alvos os líderes das quadrilhas, passando pelos colaboradores, executores e receptadores, sendo estes últimos os responsáveis por estimular os crimes.
A ação ocorre em todo o estado e conta com a participação de mais de 700 policiais civis das delegacias dos Departamentos-Gerais de Polícia da Capital (DGPC), da Baixada (DGPB), do Interior (DGPI), Especializadas (DGPE) e de Homicídios (DGHPP).
 
Viatura da Polícia Civil caiu em um valão após ataque de criminosos na Taquara - Reprodução/Facebook
Viatura da Polícia Civil caiu em um valão após ataque de criminosos na TaquaraReprodução/Facebook
Equipes atacadas na Zona Oeste
Na Comunidade dos Teixeiras, na Taquara, Zona Oeste, policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) foram atacados enquanto tentavam cumprir mandados de prisão. Um dos motoristas presentes na ação perdeu o controle da viatura e caiu em um valão. Devido à situação adversa, as equipes solicitaram apoio de outras unidades.