Moïse Kabagambe foi assassinado em um quiosque na Barra da Tijuca em 2022Arquivo / Pedro Teixeira / Agência O Dia
Caso Moïse: julgamento de acusados de espancar congolês até a morte acontece nesta quinta
Vítima, de 24 anos, foi agredida com um pedaço de madeira
Rio - O júri popular de dois acusados de espancar até a morte o congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, de 24 anos, crime ocorrido em janeiro de 2022 em um quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, começa nesta quinta-feira (13). Fábio Pirineus da Silva, conhecido como "Belo", e Aleson Cristiano de Oliveira Fonseca, o "Dezenove", respondem por homicídio doloso triplamente qualificado, com motivo fútil, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima.
Moïse, que entrou no Brasil como refugiado, em 2011, teve as mãos e os pés amarrados e foi espancado com um porrete de madeira até a morte. Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio (MPRJ), Belo agrediu o jovem com o objeto. Já Dezenove deu continuidade às agressões. Ambos estão presos desde 2022.
O MPRJ destacou que as agressões aconteceram com requintes de crueldade, “como se fosse um animal peçonhento” e que os denunciados “com vontade livre e consciente de matar, em comunhão de desígnios entre si, agrediram a integridade corporal”, do jovem.
O terceiro acusado, Brendon Alexander Luz da Silva, conhecido como "Tota", não será julgado na sessão. A defesa do réu recorreu da sentença de pronúncia e o seu nome foi desmembrado do processo originário. O pedido da defesa está em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é réu pelos mesmos crimes dos outros dois homens e, de acordo com a denúncia, foi o responsável por imobilizar o congolês no chão.
O motivo do ataque contra o jovem, conforme investigação da Polícia Civil, foi um desentendimento após Moïse cobrar valores de duas diárias de trabalho no quiosque. Já o trio alegou na época que o ataque teria começado após o congolês, supostamente embriagado, tentar pegar uma cerveja da geladeira do Tropicália, quiosque de onde havia sido dispensado cinco dias antes, depois de beber durante o serviço.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.