Tempo estava parcialmente nublado na enseada de BotafogoPedro Teixeira / Agência O Dia

Rio - Após dias de calor intenso, os cariocas devem caminhar para um início de semana de tempo fechado. Na noite deste sábado (15) e na madrugada de domingo (16) as pancadas de chuva devem ser mais intensas, correndo risco de alagar alguns pontos do Rio de Janeiro, com volume entre 20 e 50 mm. A temperatura amena deve se estender até terça-feira (18).
O sábado (15) começou parcialmente nublado, com alguns pontos de sol. Porém ao longo, do dia as nuvens tomaram conta do céu e algumas localidades registraram chuva fraca e isolada. A tendência é que no final da tarde e início da noite, as chuvas se intensifiquem.
No domingo (16), as chuvas devem ser mais fracas e isoladas. A temperatura deve permanecer amena, com máxima de 31ºC e mínima de 19ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o estado está sob alerta para chuva forte até a manhã deste domingo, com risco de alagamentos e queda de galhos de árvores.
Já na segunda-feira (17), o Alerta Rio prevê máxima de 33ºC e mínima de 19ºC, com tempo nublado e pancadas de chuva mais fracas e isoladas no fim da tarde e início da noite.
O clima deve continuar instável até pelo menos terça-feira (18), quando as temperaturas devem voltar a subir e a máxima deve chegar à 36ºC, com mínima de 18ºC. Até lá, na capital, os volumes de chuva tendem a ser moderados, enquanto a Região Serrana e o Sul Fluminense podem ocorrer temporais.
O Rio teve fortes chuvas pela última vez na quarta-feira (12), quando estragos foram registrados pela cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos 15 árvores caíram na Zona Sul e no Centro. O metrô chegou a ter o serviço paralisado.