Jaguatirica foi vista no Parque Estadual do Três PicosJuran Santos / Inea

Rio - Cinco felinos nativos da Mata Atlântica foram flagrados em registro raro no Parque Estadual dos Três Picos, Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana. A presença desse animais, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), indica que o ecossistema da região está saudável.
As imagens foram feitas recentemente pelo ambientalista Juran Santos, do projeto Aventura Animal. No material, é possível observar em sequência: uma onça-parda (Puma concolor), uma jaguatirica (Leopardus pardalis), um gato-mourisco (Puma yagouarondi), um gato maracajá (Leopardus wiedi) e um gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus). O parque é uma unidade de conservação administrada pelo Inea.
"A região dos Três Picos é uma área muito rica em biodiversidade, inserida dentro de um grande fragmento de Mata Atlântica que está protegido pelos órgãos ambientais estaduais. Esses animais fazem parte do patrimônio natural pelo qual batalhamos diariamente, é uma alegria todo registro que chega até nós", disse o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Os equipamentos que registraram os animais são camuflados e ativados à distância, permitindo assim a captura das imagens em alta resolução, ajudando a equipe de monitoramento da fauna em estudos e pesquisas. Os vídeos são exibidos para alunos de escolas públicas e particulares em palestras sobre a conservação da biodiversidade.